Senhor da mente - textos - livro 3

Versículo 42 - Meditação

Meditar é uma coisa interessante e pouco compreendida.

Meditar não é sentar, ficar com os dedos fazendo bolinha e dizer om. Muito menos adormecer, sentado ou deitado. Meditar é pensar o pensamento. Vocês mesmo dizem quando estão pensando ou repensando sobre algum assunto que estão meditando. Meditar é isso.

Quando Krishna diz que o homem sábio, o lúcido, deve meditar sobre si como ser universal, ou espírito, está querendo dizer que deve repensar seus próprios pensamentos a partir do seu lado espiritual e não a partir de elementos materiais. Vou dar um exemplo: você tem, a sua mente cria preocupação com a sua saúde. Ao invés de simplesmente aceitar essa preocupação, medite sobre essa questão isso a partir do ser.

O que é falta de saúde? Doença. Quem está doente? O corpo ou o espírito? Espírito não fica doente. Portanto, é o corpo que está doente e não o espírito. Quem é o corpo? Alguma coisa que não é você. Portanto, porque se preocupar com a saúde?

É isso que o homem sábio faz: medita, repensa os pensamentos criados pelo ego a partir de bases diferentes com a intenção de não aceitar a escravidão que o ego cria. Por isso, quando o ego cria um pensamento sobre doença ele medita a partir do ser e chega à conclusão que não há porque se preocupar com o seu estado físico.

Não estou dizendo que o homem lúcido não possa tomar remédio, ir ao médico, não fazer os exames. O que estou dizendo é que não deve se preocupar com a sua saúde. ‘Estou com câncer? Estou. Vou ao médico, faço exame, tomo os remédios, faço o tratamento, mas não me preocupo com isso. Por quê? Porque não sou a casca e quem está doente é ela e não eu’. ‘Ah, mas aí você pode morrer. Eu morrer? Eu já existia antes do nascimento. Por tanto, vou continuar existindo depois da morte. Por isso, porque me preocupar com ela’? Essa é a meditação que o senhor da mente faz.

A meditação do senhor da mente não é ficar sentado em um canto gritando “om” ou fingindo que está pensando enquanto está dormindo. O senhor da mente, como Buda ensina, tem atenção plena nos seus pensamentos para identificar o que não vem do ser e eliminar isso da sua realidade. Só assim, alcança a compreensão correta.

Esse é o ensinamento de Krishna nesse texto, mas tem mais.