Senhor da yoga - Cap. 10 - A manifestação do Absoluto

Senhor da yoga - Cap. 10 - A manifestação do Absoluto

Estudo do capítulo X do Bhagavad Gita

Senhor da yoga - Cap. 10 - A manifestação do Absoluto

Versículos 1 e 2

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Versículos 1 e 2

O bendito Senhor disse:

1. Ó tu de poderosos braços ouve de novo minha palavra suprema. Como te apraz ouvi-la, transmitirei o Verbo para o teu próprio bem.

2. Os Devas não conhecem Minha origem, tampouco os grandes sábios espirituais, porque Eu Sou a origem de todos os Devas e dos grandes Rishis ou sábios espirituais.

Os livros sagrados de qualquer mestre não falam quem é Deus. Falam do seu valor para o espírito, mas não explicam quem é Ele. Sendo assim, você não pode saber quem é Deus.

Tal aspecto fica muito claro em O Livro dos Espíritos:

“14. Deus é um ser distinto, ou será, como opinam alguns, a resultante de todas as forças e de todas as inteligências do Universo reunidas? Se fossem assim, Deus não existiria, porquanto seria efeito e não causa. Ele não pode ser o mesmo tempo uma e outra coisa. Deus existe; disso não podeis duvidar e é o essencial. Crede-me, não vades além. Não vos percais num labirinto donde não lograríeis sair. Isso não vos tornaria melhores, antes um pouco mais orgulhosos, pois que acreditaríeis saber, quando na realidade nada saberíeis”

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Versículo 3

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Versículo 3

03. Aquele que Me percebe como sem nascimento e sem princípio, que Me vivencia como Senhor Supremo dos mundos, esse é o que, entre os mortais, está livre de todo erro e falta.

Aquele que convive com Deus sem se preocupar com o Seu início ou fim, vive sem erro e falta. Já aquele que se preocupa de onde veio Deus, para onde Ele vai, porque Ele é o Deus e não outro, como Ele age, não consegue a libertação do ego, a liberdade.

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Versículo 4 e 5

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Versículo 4 e 5

04. A inteligência, a sabedoria, o discernimento, a certeza interior (fé), a clemência, a veracidade, o controle dos sentidos e do contato, a serenidade, o prazer e a dor, o nascimento e a morte, o temor e a intrepidez,

5. A bondade, a equanimidade, o sentir-se feliz, a austeridade, a benevolência, a fama e a calúnia; todos estes diferentes estados da existência provêm somente de Mim.

Qual é a palavra usamos quando falamos disso? Emanação de Deus. Tudo que existe é uma emanação de Deus, inclusive o que você acha que faz.

A partir disso, volto, então, a um ponto que já abordei: você não consegue a evolução espiritual; Deus lhe dá. A evolução espiritual não é algo que se conquiste, mas sim alguma coisa que Deus dá ao ser. Quando Ele a dá para um espírito? Quando este vivencie a verdadeira adoração, quando lutar para oferecer ao Pai em sacrifício a sua intencionalidade.

Enquanto o ser deixar-se levar pelas suas intenções não recebe a elevação de Deus.

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Versículo 6

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Versículo 6

06. Os sete grandes sábios, os quatro anciãos, inclusive os Manuns nasceram de Minha mente e foram dotados de poderes meus. É destes que provêm todas as criaturas do mundo.

O que está aqui é filosofia hindu e isso não nos interessa. Neste ponto, o que realmente nos interessa é saber que todos os seres, inclusive os mais elevados, vêm de Deus. Nenhum ser destoa desta origem, ninguém consegue realizar nada, por mais alto que esteja na escala moral do universo sem que haja a emanação de Deus.

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Versículo 7

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Versículo 7

07. Quem em verdade percebe essas Minhas divinas manifestações e meu poder yóguico estabelece-se firmemente na Yoga, na união. Sobre isso não cabe qualquer dúvida.

Mais uma vez Krishna fala sobre aquele que alcança a elevação espiritual: somente aquele que percebe a Realidade, ou seja, que percebe que tudo é manifestação de Deus consegue a elevação.

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Versículo 8

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Versículo 8

08. Eu sou a origem de tudo. Tudo se desenvolve a partir de Mim. Vivenciando esta visão o sábio me adora num êxtase amoroso.

Vivendo a emanação de Deus, o sábio vive num êxtase amoroso. Não estou falando de êxtase material (prazer), mas um estado onde a paz, a tranqüilidade e a harmonia existem sempre.

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Versículo 9

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Versículo 9

09. Com a totalidade de seu coração fixo em Mim, com sua vida absorta em Mim, cantando permanentemente Minha glória, satisfeitos e contentes, os sábios se iluminam reciprocamente.

Cantar a glória de Deus não é entoar nenhum hino ou música considerada sublime. Cantar a glória de Deus é viver da seguinte forma: ‘eu consegui isso porque Deus fez’. Isso é cantar a glória de Deus.

Cantar hino não é cantar a glória de Deus. Vivenciar a glória de Deus é cantar a glória de Deus.

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Versículo 10

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Versículo 10

10. Para aqueles que estão harmonizados em si mesmos e que Me adoram com um fervoroso amor, Eu lhes concedo a Yoga, a união do entendimento, graças à qual eles vêm a Mim.

A união do material com o espiritual. Isso é a Yoga: a união do divino com o humano. E essa união é feita com a vivência da existência em sacrifício a Deus.

Sendo assim, posso dizer que Deus é o cadarço da união do material com o divino.

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Versículo 11

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Versículo 11

11. Graças à luz resplandecente do reto conhecimento, Eu lhes destruo as trevas da ignorância a fim de torná-los bem-aventurados e a fim de que me abriguem em seu próprio ser.

‘Eu lhes destruo as trevas’, ou seja, toda a compreensão que você tiver do que estudar, ler ou ouvir será Deus que lhe dará. Este alcança a luz resplandecente. Agora, quem estiver na cultura do ‘eu’ (eu sei, eu compreendi, eu sou esperto) viverá sob uma luz artificial: a sua compreensão...

Por mais forte que seja esta luz, ela será sempre artificial e, portanto, não é Real.

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Versículos 12 a 19

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Versículos 12 a 19

Arjuna disse:

12 e 13. Tu é Brahman, o Supremo! És a Morada Suprema e a pureza devocional. Todos os Rishis, o divino sábio Narada, bem como Asita, DEvala e Vyasa proclamaram-Te como o Ser Eterno e Luminoso e Tu mesmo agora estás me dizendo isso.

14. Ó Keshava, tudo o que me disseste, considero-o verdadeiro. Certo é, ó Senhor, que nem os devas nem os maus espíritos, demônios, conhecem Tua manifestação.

15. Ó existência suprema, ó origem dos seres, ó Senhor das Criaturas, Deus dos deuses e regulador dos mundos, somente Tu te conheces a Ti mesmo e por Ti mesmo.

16. Em verdade, só Tu podes falar extensamente de Tuas Glórias divinas, por meio das quais interpenetras todos estes mundos, pois Tu existes.

17. Ó yoguin, como devo meditar para chegar a perceber-Te? Ó Senhor Bendito, sob que aspecto hei de Te ver para meditar em Ti?

18. Ó Jañardana, fala-me novamente de Teus poderes yóguicos e atributos. Nunca canso de ouvir a Tua palavra de néctar.

O bendito senhor disse:

19. Ó Arjuna, o melhor dos kurus, deixa que volte a te falar de minhas glórias principais porque minhas manifestações são infinitas.

A partir daqui Krishna irá falar de coisas que são sagradas para os hindus, mas que nada têm a ver com a cultura do ocidente. Como não estamos estudando hinduísmo, mas sim a religação com Deus através dos ensinamentos do Krishna, não precisamos comentar sobre os textos.

Senhor da yoga - Cap. 10 - A manifestação do Absoluto

Versículos 20 a 38

Nota: os versículos de 20 a 38 não foram estudados.

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Versículo 39

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Versículo 39
Versículo 39

39. Ó Arjuna, Eu sou a semente de tudo. Não há ser móvel ou imóvel que possa subsistir sem Mim.

Deus é a semente de tudo, ou seja, é Dele que nasce tudo. Essa é a primeira informação importante para nós neste capítulo.

Mas, o sublime senhor também diz: não há ser móvel ou imóvel que possa existir sem Deus. Eu já dei o exemplo aqui e quero voltar a ele. Por que as suas células não saem pulando para fora do corpo?

Participante: Porque estão unidas...

Por que as moléculas da cadeira não saem pulando?

Participante: Porque estão juntas...

Quem une e junta as células e átomos? Deus...

Se não fosse Deus não haveria nada material, com ou sem animação. Uma cadeira não existiria; o que haveria eram inúmeros átomos perdidos no espaço. Um planeta não existiria porque todos os seus átomos e moléculas estariam dispersos pelo Universo.

Isto é o mínimo que você pode entender nesta vida: sem Deus não haveria uma cadeira. Sendo isso verdade, a cadeira é Deus, é manifestação Dele. Se Ele agrupou as moléculas desta forma é Ele que Cia a cadeira e não o marceneiro.

Aí eu quero relembrar uma coisa interessante: se Deus quisesse que você caísse no chão quando fosse sentar, Ele precisaria puxar a cadeira?

Participante: Na verdade, poderiam acontecer as duas coisas: Ele poderia tanto puxar como não a cadeira.

Não, não.

 Participante: Pelo o que o senhor falou já respondeu: ‘Se Deus quisesse fazer’.

Quisesse, que eu falo, sem o querer. Ou seja, se fosse a hora de Ele fazer isso.

Participante: Ou seja, se eu tivesse que cair no chão e fosse sentar na cadeira...

Isso! Deus precisava puxar a cadeira?

Participante: em O Livro dos Espíritos há uma indicação sobre o cair. Ele fala de um homem que precisa cair de uma escada e por isso ele é direcionado para subir uma escada já carcomida pelo tempo.

NOTA: refere-se à questão 526 de O Livro dos Espíritos.

Sim há esta informação, mas a minha pergunta é atual é: precisa puxar a cadeira? Vocês acham que sim, mas será que realmente Ele precisaria disso?

Participante: não sei.

Não, para fazê-lo cair ao chão Deus não precisaria puxar a cadeira. Isso porque não há movimento no universo. Deus cria todas as coisas isoladamente a cada micro fração de tempo. Sendo assim, não há o movimento de arrastar. O que existe verdadeiramente são as formas que o Pai cria.

Portanto, não há um movimento de arrastar nem uma movimentação do seu corpo em direção ao chão. O seu cair não acontece como um movimento do seu corpo, mas uma série de desenhos que Deus cria que vão alternando o local do seu corpo até que num deles o Pai desenha seu corpo no chão. Sendo assim, não há ação, não há um desenrolar natural de acontecimentos, mas apenas uma seqüência de desenhos estáticos.

. Então veja: Deus desenha todo o universo a cada micro fração de tempo. Esta seria a afirmação que depreenderíamos do que Krishna disse, mas mesmo assim, esta idéia não é real, pois ainda estaríamos presos a idéia da existência de um decorrer de tempo, o que não existe no Universo. Falo, portanto, em micro fração de tempo, mas quando falo assim, por favor, não se prendam a idéia de um decorrer de tempo. O que existe, na verdade, é Deus desenhando cada presente a cada presente que sucede outro sem que isso se constitua num espaço de tempo.

É por causa desta criação constante de Deus que em O Livro dos Espíritos está escrito: Deus jamais para de criar.

Participante: você falou que podemos estar recebendo neste momento energias do passado. Como pode ser assim se como o senhor acabou de dizer o passado passou?

Na verdade, você vai receber uma energia semelhante a que recebeu no passado, mas não a mesma energia que vivenciou aquele momento. Isso pode ser feito porque você guardou na sua memória o tipo de energia que viveu em um determinado presente.

Participante: o universo tem uma memória?

Não, você tem memória.

Quando você retorna ao passado, ou seja, traz o passado para o presente, isso acontece no presente usando o que está arquivado na memória. Este presente não mais existe mais, mas apenas a lembrança dele, que existe no agora e não no passado.

Na verdade, Deus desenhou a lembrança daquele passado no agora.

Ficou claro isso? Então, não existe nada sem Deus porque Ele compõe tudo.

Por este motivo posso ainda dizer que não existe nada que seja destruído no universo. O que acontece é que algo que havia sido feito no presente que foi para o passado neste agora não o é. Aquilo que você imagina que sumiu, que foi destruído, na realidade só não foi feito neste micro segundo. Não se pode dizer que aquilo foi destruído porque a ação de destruição significaria acabar com alguma coisa. Não, Deus não acaba com nada, Ele simplesmente não torna a desenhar aquele objeto ou pessoa no próximo presente.

Participante: Esta idéia de criação constante também acontece com o espírito? Ou seja, o espírito é criado a cada micro fração de tempo?

.Não. O mesmo espírito não é criado a cada presente, mas sim a sua existência.

Já fiz anteriormente uma figura para entendermos isso. O que estou dizendo é que o espírito existe estaticamente dentro de uma bola de matéria energética que pulsa. A cada pulsar desta bola o espírito que está ligado a um determinado programa que cria imagens virtuais vê uma animação. Como estas imagens estáticas se sucedem muito rapidamente você não percebe o passar cada uma isoladamente e por isso tem a idéia de movimento.

O que estou falando aqui é o mesmo princípio do desenho animado ou dos filmes: fotografias que passam tão rápido que quem está assistindo não vê que são fotografias estáticas e acredita que há uma movimentação acontecendo. Por isso posso afirmar que a movimentação surge da sua percepção das coisas que não têm capacidade para acompanhar a criação de Deus.

Portanto, Deus é tudo, porque Ele cria tudo. Tudo é manifestação Dele, criação Dele e Ele manifesta cada coisa sem movimentação, mas a cada segundo ele manifesta o universo, a cada micro fração de tempo Ele manifesta o universo e por isso na há destruição. Simplesmente o que estava ali não está mais. E quando você vê destruição de alguma coisa, na verdade está acontecendo uma transformação.

Participante: a gente não pode pular esta parte? É muito complexo...

Não, não é complexo. Aliás, é bastante simples: Deus é tudo porque tudo é criado por Ele.

É esta simplicidade, que você chama de complexa, que pode te levar ao ponto de dizer: ‘chega! Que besta sou que estou tentando compreender o incompreensível! “Que besta sou eu que quero aplicar valores àquilo que nem sei o que é’. Esse é o objetivo de falarmos sobre este assunto.

Não estamos querendo dar cultura a vocês. Não estamos pretendendo transferir nenhum saber, mas apenas mostrar a insignificância do ser, encarnado ou não, perto de Deus. E esta auto visão de si mesmo é necessária para que você possa alcançar a verdadeira religação com Deus.

Se não permanece durante a encarnação ligada a uma casa, a um carro, fica ligado à materialidade e com isso não se aproxima do Pai. É preciso se libertar se libertar de todas as coisas materiais e para isso é preciso compreender perfeitamente a Realidade do universo.

Senhor da yoga - Cap. 10 - A manifestação do Absoluto

Versículos 40 e 41

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Versículos 40 e 41

40. Ó Paramtapa, as manifestações do Meu divino Poder não tem limites; de forma muito sumária te descrevi Minhas Glórias.

.

41. Qualquer ser que existe por glorioso, próspero ou poderoso que seja, sabe que deve sua origem a uma fração de Minha glória divina.

Emanação de Deus. Então, você não tem nada, não é nada, mas apenas uma emanação de Deus.

Entenda, não estou falando assim para que vocês se menosprezem. Ao contrário: a partir disso devem deixar de se menosprezar. Na verdade, hoje, quando vocês querem se glorificar como o agente de ações, estão se menosprezando, pois estão vivendo longe da realidade de vocês: uma parte do Todo.

Quando você compreende que é simplesmente uma emanação de Deus, compreende que você é Deus, mesmo que este seu estado seja inconsciente. Tendo esta consciência sobre si mesmo, você se poupa mais dos efeitos da vida material e com isso se ama mais.

Hoje ao querer serem alguma coisa independente de Deus, vocês menosprezam a sua parte divina.

Senhor da yoga - Cap. 10 - A manifestação do Absoluto

Versículo 42

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Versículo 42

42. Que necessidade tens de conhecer todos esses detalhes? Somente o ser existe e Eu, Ser, sustento este universo como uma parte de Mim mesmo.

Para que tanta ciência nesta vida? Para que saber tantos detalhes, tantos porquês, para que, como ou onde? Para que tudo isso? Somente Deus existe; somente Deus sustenta tudo.

Para que tanta preocupação? Pra que tantas questões e inquietações? Para que se perguntar tanto o que vai acontecer depois deste momento? Para que se perguntar tanto porque este determinado momento está acontecendo na sua existência? Se Deus sustenta e cria tudo, para que se preocupar com o que possa acontecer ou com o que está ocorrendo?

Se entregue na mão de Deus e deixe-O lhe levar...