Resolvendo problemas - 1. Carreira profissional
PDF

Resolvendo problemas - 1. Carreira profissional

Série de 3 conversas particulares mantidas com Joaquim de Aruanda: 

Carreira profssional

Realização espiritual

Ansiedade

Além disso, um apêndice onde o amig espiritual dá conselhos para a resolução de problemas. 

Resolvendo problemas - 1. Carreira profissional

Você não é obrigado a servir para nada

Participante: gostaria de falar com o senhor sobre minha vida profissional. Eu queria me entregar a alguma coisa, fazer um curso de formação, mas não consigo me decidir por nenhuma carreira. Nada parece me seduzir. Eu sou inseguro e não consigo me decidir.

Tem diversos assuntos para se conversar sobre este tema.

Você diz que não serve para nada. Que quando analisa as carreiras disponíveis nada o seduz e por isso imagina que não serve para nada. Isso já é servir para alguma coisa: para nada.

Quem disse que você tem que servir para alguma coisa específica?

Participante: acho que vou acabar sendo um lixeiro ...

É melhor ser um lixeiro feliz do que um doutor sofredor.

Entenda uma coisa: você não é obrigado a servir para alguma coisa. Pode servir, pode até se encontrar, mas enquanto se imaginar que tem a obrigação de fazer alguma coisa, nunca conseguirá fazer nada.

O problema é que a mente, movida pelas leis humanas, diz que tem que servir. Isso é irreal. Na verdade, este impulso para querer ser alguma coisa é a sua prova.

Trata-se de uma criação mental que justifica que você opte pelo sofrimento. A mente trabalha com este impulso apenas para lhe erar a sua prova.

Volto a dizer: não estou dizendo que amanhã você se encontre e se realize em alguma profissão. Isso pode acontecer. Agora, se hoje está vivendo a situação de achar que não serve para nada, que não se encontra em nenhuma carreira profissional, viva este momento em paz, harmonia e felicidade. Para isso, é preciso compreender que nenhum ser humano é obrigado a fazer nada, a ser nada.

Este é o primeiro detalhe sobre este assunto: não há obrigação de ser nada.

Resolvendo problemas - 1. Carreira profissional

É preciso se amar

Segundo detalhe.

No mundo humano existe um teste que serve para indicar qual a carreira profissional que é mais indicada para o ser. Chama-se teste de aptidão, o teste vocacional. Se não sabe o que seguir, porque não o faz? Acho que isso poderia lhe ajudar, não?

Participante: eu já fiz.

Qual foi o resultado? Deu que você possui inclinação para não ser nada?

Participante: na verdade o resultado apontou alguns campos que devia me desenvolver.

Porque não seguiu esse resultado? Se há um teste feito pela ciência humana, que vocês dizem confiar, porque não seguiu o resultado? Porque não era para seguir, porque era para viver a desorientação que está vivendo hoje.

Existe um detalhe que aquele que quer ser feliz precisa fazer: combater a lógica humana. Você diz que acredita na ciência e por isso fez um teste de aptidão. Como resultado, ele apontou determinados caminhos que não seguiu e por isso até hoje nada fez.

Porque será que isso aconteceu? Será que você é burro e não sabe que um teste vocacional serve para lhe mostrar caminhos a seguir? Será que é um idiota, já que mesmo sentindo-se mal por nada fazer não tenta seguir o que o teste lhe indica? Claro que não.

Você se considera uma pessoa inteligente, uma pessoa que compreende a vida. Porque, então, ainda não se encontrou? A única resposta possível é: porque não era para se encontrar.

É a partir desse raciocínio que acabei de desenvolver que surge o ensinamento: é preciso aceitar-se do jeito que é, já que o que vive é inevitável e imutável. Isso vale para todos os acontecimentos da vida.

Quem não se aceita como é, não vive nada diferente do que vivencia; só que vive a vida com sofrimento. Porque? Porque nunca aceitará quando se transformar em outra coisa.

O problema não é aceitar que não faz nada, mas não se aceitar do jeito que é. Quem não se aceita em um aspecto, dificilmente se aceitará em outros. Estará sempre atacando a si mesmo, vivendo contrariado com qualquer coisa que seja.

Quem não se aceita como é e faz alguma coisa, não será feliz com aquilo que fizer. Terá sempre reclamações daquilo que se tornou.

A não aceitação de si mesmo denota o desejo de ser algo diferente do que é. Aquele que vive apegado a ter que ser alguma coisa para sentir-se bem consigo mesmo, jamais se encontrará nessa vida. Isso porque a mente estará sempre gerando novos desejos de ser alguma coisa que não serão satisfeitos. Por isso o inconformismo com o que é existirá sempre.

Esse é o primeiro trabalho que precisa fazer: amar a si mesmo do jeito que é. Sendo um vagabundo que não serve para nada, louve a Deus por causa disso e não tenha reclamação alguma de si mesmo. Além disso, sinta-se sempre como o maior e melhor vagabundo que não serve para nada deste mundo. Esse é o primeiro ponto que preciso abordar a partir da sua pergunta.

Não importa quem você é ou o que faça, se não se amar como é, jamais será feliz com quem é ou faz. Além disso, jamais se amará, pois nunca se sentirá feliz com o que é.

Além do mais, aquele que não se ama do jeito que é, fazendo o que fizer, não vive. Isso porque só existe o presente para se viver. Quem reclama do que foi e do que fez está no passado; quem precisa ser alguma coisa para se amar, vive no futuro. Portanto, não viveu o presente.

Quem não vive o presente não consegue agir, pois só ele existe para se fazer alguma coisa. Portanto, precisa se amar agora e para isso é preciso aceitar do jeito que é e fazer o que faz.

Participante: ah, mas os outros me cobram que preciso ser e fazer determinadas coisas.

Isso é problema dos outros. Eles não estão aqui para lhe amar. Mais: o amor dos outros não vale nada para você. O único que realmente importa é aquele que nutre por si mesmo.

Este é o primeiro ponto que precisa desenvolver: o amor por si mesmo. Para isso é preciso aceitar-se do jeito que é.

Lembra-se quantas vezes você me disse que não arrumava trabalho e eu lhe dizia que se isso acontecia era para ficar em casa quietinho? Essa minha resposta sempre foi fundamentada na necessidade do trabalho de amar a si mesmo que tem que fazer.

Portanto, ame-se do jeito que é. Não importa se faz isso ou aquilo ou se deixa de fazer alguma coisa. Para amar-se dessa forma é preciso saber que não precisa ser, estar ou fazer alguma coisa. Você já é tudo o que pode ser, já é o que tem que ser.

Só que esse pensamento não lhe leva a não mudar-se, a passar a agir de forma diferente. Isso pode acontecer. Só que se ocorrer, já não fará mais por ter que fazer, por obrigação ou para ser algo, pois já será tudo que pode ser.

Quando se amar incondicionalmente, não importa o que faça, sempre se amará em qualquer estágio que esteja ou em qualquer coisa que for.

Resolvendo problemas - 1. Carreira profissional

Insegurança

A resposta que lhe dei já ajuda no seu problema, mas tem algo mais que quero falar. Você me disse que é inseguro. Vamos analisar este aspecto?

Me desculpe, mas isso não é exclusividade sua: todo ser humano é inseguro. Mesmo os que dizem que possuem segurança, são inseguros. Digo isso porque todo ser humano tem medo do futuro, tem medo da reação à ação de agora. Todo ser humano sempre está preocupado com o que acontecerá a partir do que ele está fazendo agora. Todos pensam nisso, não é só você.

Por causa disso, este é um aspecto do qual não deve se acusar. Se todos são, em maior ou menor grau, porque se acusar de ser? Se todos sentem insegurança, porque se acusar de ser inseguro? Portanto, não se acuse de ser inseguro.

Só que há um detalhe na questão da insegurança que precisamos nos ater. Quando ela chega a afetar a sua vivência da vida, ou seja, o medo faz a vivência tornar-se sofredora, o que está lhe faltando? Fé ...

Quando a insegurança é capaz de provocar medo, é porque está faltando fé, ou seja, confiança e entrega.

Participante: quando a gente entende que Deus é a Causa Primária e vê tudo que acontece neste mundo, acaba ficando com medo de Deus.

Por favor, não vamos falar de Deus. Estou falando de fé apenas como confiança e entrega. Fé em Deus é confiança e entrega a Deus, mas não disse que é ela que está faltando. Falei que estava faltando a fé.

Agora, que fé falta para quem a insegurança é vivenciada com medo?

Participante: fé de que está tudo escrito?

Não. A fé que digo que lhe falta é a em si mesmo.

Está faltando fé de você por você. Não confia em si mesmo, não se entrega a si.

‘Eu vi uma vaga para determinado curso. Gostei. Vou me entregar a esse curso porque gostei e vamos ver no que vai dar. Não sei se conseguirei exercer esta profissão, mas vou me entregar ao curso porque ele me atraiu’.

Fé não é a esperança de conseguir alguma coisa, mas sim a confiança em você mesmo. É a confiança que fará aquilo que se propõe a fazer.

Participante: a falta de fé não seria falta de conhecimento prévio?

Não, é falta de se amar. Se não ama a si mesmo não se entrega a você. Se só aponta erros em si, vai se entregar a você mesmo?

Você se entrega a alguém que acha que está errado? Claro que não. Então, não se entregará a si mesmo nunca. Estou falando de falta de amor a si mesmo, pois na hora que se ama, entrega-se a você mesmo.

Volto a dizer: não existe fé no sentido de esperança de conseguir alguma coisa. O que estou falando é de uma fé que seja entrega àquilo que decida se fazer, dê no que der.

A falta de fé existe quando decidi fazer alguma coisa e começa a se questionar. ‘Será que vou conseguir? Será que devo fazer? Será bom para mim fazer’? Essa é a falta de fé em si e ela só existe porque não confia em si mesmo.

Não existe pessoa mais importante neste mundo para você do que você mesmo. Isso não é ser egoísta, mas amar a si mesmo. Egoísmo seria dizer que você é o melhor. Isto é um egoísmo porque existe um pensamento a partir de um eu visando que ele leve vantagem individual. Não é disso que estamos falando.

‘Eu confio em mim mesmo. Se sou o maior vagabundo ou a pessoa mais burra do mundo, sou a melhor nisso. Me reconheço e me amo do jeito que sou’. Isso é fé em si mesmo, confiança em si mesmo que nenhum ser humano tem. Porque?

Porque tem medo de perder. Você não tem fé em si mesmo porque tem medo de perder.

Lembra quando veio aqui outras vezes? Você me falava de uma paixão por outra pessoa. Lhe pergunto: onde está essa paixão agora? Onde ficou a frase que me dizia: não posso viver sem essa mulher? O que aconteceu com essas coisas?

Participante: acabou tudo ...

Pois é, tudo nesta vida acaba, tanto faz se é vitória ou derrota. Se isso é verdade, porque ter medo de perder? Porque não arriscar? Não importa se ganha hoje; amanhã acabará perdendo.

Portanto, não tenha medo de perder. Isso faz parte da vida, é circunstância presente em todas elas. Um dia irá ganhar, mas em outros certamente perderá.

O que não lhe deixa pensar em si mesmo, o que não deixa se amar, é o medo de se entregar a si e mais à frente acabar perdendo. É isso que precisa trabalhar em si mesmo.

Resolvendo problemas - 1. Carreira profissional

O futuro é incerto

Quando falamos de fé, você disse que está tudo escrito. Eu diria melhor: o futuro pertence a Deus. Acontecerá o que Ele gerar, acontecerá o que Ele decidir. Por isso, se entregue a Ele hoje. E quem é Ele na sua vida? O que está lhe acontecendo agora.

Deus é o presente, é aquilo que você tem para viver a cada momento. É o presente que é a presença de Deus na sua vida.

A partir disso compreenda uma coisa: o futuro não está nas suas mãos. Mesmo que esteja determinado, você nãos sabe o que irá acontecer.

É por isso que não fez nada até hoje. O medo de perder e a falta de fé em si mesmo não lhe deixa tomar a decisão no presente. Mas, para que ter esse medo? Afinal de contas, a única coisa que podemos fazer na vida é nos arriscarmos mesmo?

Tudo que fazemos é composto por um determinado risco: o de dar ou não certo, de acontecer ou não o que esperamos como reflexo da ação de agora. Por isso, tudo é realmente se arriscar.

É preciso saber que não possuem garantia de nada nesta vida. Mesmo as ações mais corriqueiras muitas vezes acabam levando a acontecimentos não previstos ou esperados. Já perceberam isso? Nada do que disser ‘vou fazer’ ou afirmar que no futuro será de determinada forma, é garantido.

Viver é como andar na corda bamba: a qualquer segundo você pode cair. Vocês saíram de casa hoje com a certeza de que chegariam aqui, não é mesmo? Acabaram chegando, mas se acontece um acidente no caminho, conseguiram chegar? Acho que não ...

Essa possibilidade poderia ter acontecido? Sim. Vocês sabem que ela poderia existir? Sim. Mas assim mesmo saíram de casa com a certeza que chegariam. Vieram fazendo planos do que fariam aqui.

Não pode haver esta certeza de que chegará, nem a de que não chegará. E preciso deixar de lado o futuro, não quere saber nada sobre ele. Só assim você pode viver o agora.

Resolvendo problemas - 1. Carreira profissional

Nem a morte é certa

Participante: só tenho certeza de uma coisa: a morte é certa.

Será que realmente todos vão morrer? Acho que não.

Sobre isso, a primeira coisa que tenho a lhe dizer é que você não morrerá, se não se preparar para morrer um dia. A morte não ocorrerá fatalmente, mas vira apenas para aqueles que se preparam para ela.

Participante: ou outros desencarnam, é isso?

Nem desencarnar ...

O que é desencarnar?

Participante: é sair deste plano e ir para um mais sutil.

Eu lhe digo uma coisa: há mais espíritos que você chama de desencarnado neste plano do que no outro.

Participante: espíritos vivendo o personagem que foram na última encarnação?

Sim.

Falo isso porque desencarnar não é sair da carne, mas sair deste plano mental. Como esses espíritos ainda estão ligados ao mesmo mental que tinham quando vestiam uma carne, neste momento estão sem ela, mas continuam ligados a este mundo. Por isso digo que eles não morreram.

Portanto, nem morrer é certo.

Participante: eles continuam achando que são o José, o João, a Maria da última vida.

Isso. Continuam morando no mesmo lugar, fazendo as mesmas coisas que faziam quando estavam ligados à carne, mas não estão.

Portanto, nem esse futuro você deve viver como certo. A morte é apenas uma possibilidade que ocorre para quem se prepara para ela. Quem se liberta da personalidade humana em vida, pode morrer, desencarnar, mas quem não se liberta continua vivendo a mesma realidade que tinha quando ligado à carne, só que agora sem ela.

Por isso afirmo novamente: viva apenas o presente e deixe a vida ir passando por você.

Resolvendo problemas - 1. Carreira profissional

Concluindo

Acho que com o que lhe falei nesta conversa pode haver uma ajuda na sua questão de busca da carreira profissional.

Primeiro, lembre-se que não têm obrigações de ser, estar ou fazer qualquer coisa. Por isso viva tudo que acontecer dentro do seu tempo e sem recriminações ao que acontecer.

Segundo, não importe-se por ser inseguro. Apenas não deixe isso lhe fazer sofrer. Para isso, confie em você mesmo. Assim poderá viver o momento de agora sem recriminações à si mesmo.

Terceiro: não se preocupe com o futuro. Isso porque ele é programado e inexoravelmente acontecerá o que estiver escrito. Por causa disso, você não tem o menor controle sobre o que ocorrerá. Pouco importa se age neste ou naquele sentido: o que estiver programado para acontecer, ocorrerá.

Por isso, entregue-se ao presente. Aja agora com confiança e amor por si mesmo e deixe a vida acontecer.