Senhor da mente - textos - livro 3

Versículo 42 - Compreensão sobre si

Mesmo que viva aparentemente numa forma corporal é conveniente que o sábio medite sobre a sua identidade como ser e também sobre a unidade de tudo,

Medite sobre a sua identidade como ser, ou seja, pense em si mesmo como um espírito e não humano. Vamos seguir o conselho do Sublime Senhor e meditar sobre isso.

Será que o ser humano é real? Será que o ser humano existe? Existindo, quem é o ser humano?

Essas perguntas são importantes de serem feitas a si mesmo porque já está comprovado que nada do que se pode ver materialmente é o ser humano. Todo corpo e todas as coisas dele são cascas onde existe uma psique, uma mente. É assim que a ciência define.

Portanto, o ser humano seria a mente. Mas será que a mente é você?

Já cansamos de estudar em O Livro dos Espíritos a informação de que o espírito possui outras prioridades, outras motivações, outras realidades que não aquelas que estão presentes na mente. Por exemplo: o espírito elevado não se preocupa com seu filho, não se preocupa em trabalhar e ganhar dinheiro, não se auto realiza pelas coisas materiais. Como a mente se realiza com essas conquistas, o espírito não é a mente.

Então, veja, se o ser humano é a mente e se existe algo além dela, você é esse algo. Você não é a mente, não é o humano, mas algo além disso, pouco importando o nome que dê a esse algo além.

É essa meditação que o ser lúcido deve fazer sobre si. Quando se descobrir como espírito e quando descobrir que já era espiritual antes de existir como humano, deve então meditar, pensar, a vida a partir dessa verdade.