O espírito e a vida humana

Provas e missões

Qual a diferença entre prova e missão? Muito simples ...

Prova é tudo aquilo que alguém faz para você durante a vida. Toda atividade humana que você vivencia como receptor dela, seja através de percepção ou de formação mental, é uma prova.

Missão é tudo aquilo que você faz a outro. Toda vez que se comunica com alguém, seja, através de palavras, gestos ou pensamentos, é vivenciada pelo espírito como uma missão.

O espírito vivencia o cumprir a missão e não o que diz, pensa ou faz para outros. O ser universal vivencia provas e não aquilo que recebe do outro. Isso independe de gênero. Se o que fizer ou receber for calúnia ou carinho, como afago ou ataque, elogio ou crítica, o espírito sabe que está vivendo prova ou missão.

Um espírito, por exemplo, jamais se prende à questão da prática da caridade material como vocês entendem: dar a quem precisa o que necessita. Como um espírito pode dar comida para alguém se para ele não existem alimentos? Ou será que nunca repararam na literatura espírita que uma das primeiras coisas que o espírito faz é parar de ingerir alimentos?

Por isso, quando a mente cria a ideia de dar comida ou recebê-la o espírito sabe que é apenas um elemento de uma encarnação e não uma realidade. Sabe que são provações ou missões e não uma caridade, um ato amoroso.