O espírito e a vida humana

Os acontecimentos do mundo e as provas

Participante: o espírito elevado pode estar encarnado em mais de um corpo ao mesmo tempo?

Não.

Participante: porque às vezes nosso espírito parece se sentir tão cansado?

Você fala em nosso espírito, mas será que existe um espírito e você? Não. O que existe é você, o espírito.

É isso que estou querendo mostrar hoje: não há um espírito para ser vivido por você, mas elementos de uma encarnação que precisam ser vividos por você, o espírito.

Participante: mas, e quanto à questão do cansaço? O espírito pode sentir-se cansado?

Pode; você não se sente cansado às vezes?

Participante: sim, estou cansado hoje, mas como existe a questão do ego já não sei mais quem está cansado.

Onde o ego existe? Na mente do espírito. Portanto, se na mente do espírito surge a ideia de haver um cansaço e o ser encarnado comunga com ela, torna-se cansado.

Participante: pela discriminação e discussão os homens se confundem nos julgamentos. A paixão pela experiência emocional pela qual os méritos das pessoas se tornam confusos vem do espírito ou do ego?

São atividades humanas, portanto, vem do ego. Tratam-se apenas de visões humanas que ocorrem enquanto o espírito está vivendo outra atividade: a de estar encarnado.

Participante: poderia se dizer que entre o animal e espiritual o ser humano está no meio?

Dentro da escala progressiva que você citou, afirmo que o ser humano é um animal. Portanto, não está no meio, mas no início da escala que criou. Agora, se está falando de cachorro, gente e espírito, diria que sim, o ser humano está no meio.

Participante: Jesus viveu na Índia mesmo?

Não.

Participante: o que é o eu superior?

O espírito.

Participante: o que você acha da idolatria que existe em torno do personagem Jesus. Na nova Terra não haverá mais idolatrias a mestres ou ainda terá?

O que é a idolatria a Cristo, Krishna ou Buda ou até a um ser humano? Uma atividade humana. Sendo assim, não posso afirmar que ela não mais existirá, pois já não existe neste momento. Ela é apenas uma ideia gerada pela mente humana para que o espírito viva a atividade provação que marca a sua encarnação e não um acontecimento real.

Na verdade, enquanto está preocupado se haverá ou não idolatria no novo mundo ou qualquer um dos assuntos que respondi a pouco, se esquece que ninguém idolatra, mas está sempre vivendo provações. Esquecendo-se disso, não faz a sua prova.

É isso que estou querendo mostrar a vocês. Preocupando-se com as múltiplas atividades que a mente gera, nos perdemos com a imensidão de atividades humanas. É preciso reunir todas as atividades que o ego cria em apenas uma: realizar uma provação espiritual ou uma missão. Por isso, quando se preocupa com as situações corriqueiras ou extraordinárias da vida, saiba que isso não está acontecendo no nível espiritual, mas é algo criado por Deus para o espírito, quer seja prova ou missão.

Além do mais, para que quer saber se continuará havendo idolatria e idolatras? Aquele que idolatra é um aluno em provação. Por isso não merece crítica por idolatrar. Além disso, é um missionário que age dessa forma para ver se existe o amor a Deus acima de todas as coisas e ao próximo naquele que tem a consciência de estar vendo a idolatria que pratica.

Por isso, aquele que é cônscio de sua existência espiritual não se preocupa se há ou não idolatria. Essa despreocupação acontece pela consciência de saber que a atividade idolatrar não é exercida por um espírito, mas por uma personalidade humana e, portanto, apenas ilusória. Preocupa-se apenas em amar a quem idolatra, quem é idolatrado e a própria idolatria.

Ter a consciência precisa do que é atividade do espírito e do que não, é o fundamental para se compreender o que representa a vida humana para o espírito. A vida humana para o espírito se consiste em provas e missões. Qualquer outra atividade para ele é uma ilusão que deve ser abandona.

Por isso, qualquer assunto que imagine que está acontecendo e comente comigo terá a mesma resposta: isso não existe. Sempre abandonarei a realidade ilusória e ficarei com a realidade.

Participante: se só existe prova e missão, o que é que chamamos de expiação?

É a própria prova. Lembra-se do que estava na pergunta 132 de O Livro dos Espíritos?

“Mas, para alcançarem essa perfeição, têm que sofrer todas as vicissitudes da existência corporal; nisso é que está a expiação”.

Ficou claro? A expiação consiste em viver as vicissitudes e estas marcam a provação para o espírito.