O espírito e a vida humana

O espírito e o ego

Participante: briguei com alguém ou uma pessoa quis me humilhar. Desse fato aparece a ideia de se afastar dessa pessoa. Que caminhos podem surgir para o espírito?

Se apegar a ideia que tem que se afastar ou não.

O espírito não brigou, não teve a ideia de se afastar, não está na dúvida do que fazer. Não falou, não ouviu e nem pensou nada. Só viveu provações.

Não há outra atividade para o espírito a não ser vivenciar provas e cumprir missões.

Participante: o espírito precisa ser possuído pelo ego para depois despossuí-lo, certo? Não há como se livrar do ego sem prender-se à ele?

Nunca afirmei que ele precisa aprisionar-se ao ego antes do trabalho da reforma. O que digo que é que precisa receber as informações da mente. Agora, a partir do momento que recebe as informações, pode aprisionar-se ou não.

Aliás, na verdade o espírito nunca é preso à mente humana. É como ensina Krishna quando o perguntam se a mente primária é escrava da secundária. O mestre responde que se a secundária bem como a própria ligação são apenas ilusões, como pode haver escravidão? O que acontece é que a mente primária se deixa prender à ilusão, o que é diferente de estar presa.

Participante: mas, nenhum espírito consegue despossuir sem possuir. Ou será que é possível o espírito não se iludir com o ego?

Sim, é possível. No mundo espiritual, tudo é possível.

Entendo a sua lógica, que é humana. Você imagina que todos se deixam possuir pelo ego porque raciocinam iguais, mas isso não quer dizer que os espíritos que estão vivendo essas personalidades estão apegados ao que é criado pela mente. Como isso é um trabalho de foro íntimo, você jamais saberá se está preso ou não.

Lembra-se das atividades que já falamos? Pois é, não existe atividade humana que diga que o espírito está desligado do ego. Mesmo que uma mente crie essa realidade, a atividade é humana e por isso apenas uma provação para o espírito e não uma realidade.

Nenhum ego tem uma consciência real da forma como o espírito está reagindo àquilo que ele cria.

Participante: na reencarnação o ego é o mesmo?

A cada encarnação, a cada nova vida humana, existem novos gêneros de provações. Por esse motivo há a necessidade de atividades diferentes. Por isso, existe um ego para cada encarnação.