7ª Conversa - Diversos temas

Maledicências

Participante: como não perder a paz quando alguém fala mal de você?

A resposta é muito simples: não querendo que alguém fale bem. Não esperando que alguém fale bem de você.

Você não sofre pelo que o outro fala; sofre porque não queria que o outro falasse aquilo, porque queria que ele falasse coisa diferente. Porque acha que aquilo que o outro falou está errado ou é mentira. É isso que acaba com a sua paz, aquilo que é fruto dos seus inimigos internos, não o que o outro faz.

Por isso, é preciso superar o seu desejo de que o outro fale bem de você ou que pelo menos cale a boca. Só que se ele calar, você ainda vai reclamar, porque no fundo, no fundo, todo ser humano quer um elogio, quer o reconhecimento.

O guerreiro da paz, quando alguém fala mal dele, cria uma fofoca ou emite uma opinião que aparentemente não é verdadeira, não se preocupa em consertar ou desmentir o que o outro falou. Isso é algo que ele não se preocupa, pois sabe que tais atitudes são de guerra. Não uma guerra pela paz, mas para vencer, ganhar, para derrotar o outro.

Portanto, é muito simples lidar quando alguém fala mal de você: não queira que ele fale bem, aceite o que fala. Aceitando não como verdade, mas por saber que o outro tem o direito de falar ...

O outro tem o direito de pensar o que quiser. Tem até o direito de inventar coisas que você não fez. Sabe por quê? Porque ele é livre, tem o direito de ser, estar e fazer o que quiser.

É assim que trabalha o guerreiro da paz quando alguém fala mal dele.