7ª Conversa - Diversos temas

Acesso de raiva - A raiva e emoções menores

Participante: como não perder a paz até chegar ao ponto de ter acessos de raiva.

O que é acesso de raiva, o que é ter raiva?

A raiva é um estado de espírito que é alcançada por uma contrariedade muito grande. Quando alguém fala alguma coisa que lhe contraria, não de forma profunda, causa mágoa, frustração, incômodo. Já o acesso de raiva só vem quando a contrariedade é muito grande.

Participante: há alguma diferença entre a contrariedade pequena e a contrariedade grande? Se o trabalho para combater as contrariedades pequenas é lutar contra os seus inimigos internos, será que é esse mesmo trabalho para combater as contrariedades mais fortes?

 Sim, é, mas com um detalhe. Onde está o forte da contrariedade? Onde está o que transformou em acesso de raiva o que poderia ser apenas uma mágoa? O seu apego à raiz do sofrimento. No seu apego a determinados assuntos, determinadas verdades, determinadas questões.

Vou dar um exemplo. Se você é machista fortemente e alguém lhe chamar de ‘bicha’, terá raiva. Sendo masculino, mas não machista, pode sentir-se ofendido, magoado ou pode até brincar com aquela afirmação.

É essa a diferença. O apego que tem a alguma coisa é que faz que determinadas maledicências sejam respondidos com raiva e outros respondidas apenas com mágoa, frustração ...

O guerreiro da paz reconhece a diferença entre uma mágoa, uma frustração e uma raiva. Entende que a diferença está não só no combater o inimigo que serve como raiz da contrariedade, mas que também precisa ser feito um trabalho maior, que é o desapego daquilo que levou ao acesso de raiva. A libertação da importância que aquilo tem para ele. Falo assim porque o apego a uma coisa é dar importância muito grande a essa coisa.