7ª Conversa - Diversos temas

Loucura - O doente mental

Participante: sou casada com um bipolar e isso está destruindo a nossa família

Que grande tema. Já falamos sobre deficiência mental; agora vamos falar sobre convivência com a deficiência e a ideia de que o fato do outro ter essa situação pode destruir a vida.

Como já falamos quando abordamos a respeito da doença mental, essas ‘doenças’ nada mais são do que formas de viver a realidade. Cada deficiência mental é uma forma diferente de ver o mundo. No exemplo que é dado, o bipolar, é uma mente humana que nos faz viver realidades na euforia e em seguida na depressão.

O que é o esquizofrênico? Alguém que vive em outra realidade. As deficiências ou os problemas mentais nada mais são do que formas diferentes de ver uma realidade, de viver uma realidade.

Mas, se pararmos para pensar, não existem duas pessoas que vivam as realidades da mesma forma. Se dez pessoas verem uma cena, teremos a narrativa de dez realidades diferentes. Então, se compreendemos que o doente é quem vive numa realidade diferente, todos são, porque todos possuem uma forma de ver diferente as realidades.

Isto é importante para se lidar com aqueles aos quais são atribuídas deficiências ou doenças mentais. Aqueles que são classificados como doentes mentais. Saber que eles não são doentes, mas apenas consciências que possuem uma visão diferente das coisas.

Este é o caminho que o guerreiro da paz precisa trilhar. Porque quando o trilha, não há choque entre as realidades criadas pelas razões.