O espírito e a vida humana

Conversando

Participante: quanto tempo o espírito passa no plano espiritual em média?

No plano espiritual não existe tempo. Por isso o espírito não passa tempo algum lá.

Apesar disso posso lhe dizer que está lá a eternidade. Na verdade ele nunca sai do plano espiritual.

Quem está no mundo material é o ser humano e não o espírito.

Participante: a alternância de situações e a impermanência das coisas servem como prova aos espíritos para que aproximem-se de Deus?

É isso que o Espírito da Verdade afirma na questão 132 de O Livro dos Espíritos (Objetivos da encarnação). A impermanência das coisas, como fala Buda, ou as vicissitudes da vida humana, como fala o Espírito da Verdade, é a expiação que serve como provação ao ser espiritual.

Participante: como um espírito em prova se sente? Como eu ego posso me sentir como um espírito em prova?

Como um espírito em provas se sente? Em provas. Como o ego pode se sentir como um espírito em prova? Sentindo-se assim. Respostas interessantes, não?

Não posso lhe ensinar como se sentir, pois cada um possui uma sensibilidade individual. Só com relação a questão do ego, acrescento que só sentirá dessa ou daquela forma se Deus criar. Portanto, você, humano, só sentirá como um espírito em prova se o Pai assim gerar uma ideia pela razão humana.

Agora, é preciso estar atento a um detalhe: isso é uma atividade humana. Portanto, se Deus gerar a consciência de que é um espírito em prova, não viva essa atividade. Veja nisso mais uma provação onde precisará estar atento ao coração e não à razão.

Participante: então a escolha de amar no egoísmo ou no universalismo é uma decisão do coração? Eu só digo que vou amar universalmente e pronto, estou amando, mesmo que não saiba o que é isso?

Se disser, ainda não fez, pois o coração não conhece palavras. Ele vive diferente da razão. É no coração que você tem que dizer que ama universalmente e não na boca.