Senhor da Mente - Textos - Livro I

Versículo 9 - É preciso ter coragem para ser senhor da mente

Portanto, controlando teus pensamentos, os sentidos que eles contaminam, observa a este universo como se se estendesse em teu próprio íntimo e encara o teu ser como descansando em Mim, o senhor supremo da Yoga e da Mente.

Apenas o senhor da mente pode conseguir se libertar das tentações do diabo. Qualquer outro trabalho não ajuda o ser a fazer isso. Lembro que estava numa conversa onde disse que o espírito elevado é aquele que não reage quando toma um tapa na cara. Lembro de um moço, que era palestrante em um centro espírita, que se revoltou nesse momento: ‘isso está errado. Vamos ficar no prejuízo, apanhar e não reagir’?

Reagi respondendo: ‘mas, amigo, o próprio Cristo ensinou que devemos oferecer a outra face’. Ele, então, apesar de todo conhecimento e pretensa fé, sucumbiu: ‘eu sei, mas é preciso ter coragem para fazer isso. Eu não tenho’.

Sim, para ser senhor da mente, antes de mais nada, é preciso ter coragem de não ser um humano. É preciso ter coragem de enfrentar a humanidade; não a dos outros, mas a sua mesmo. É preciso ter coragem de enfrentar os desejos, as paixões e as posses que estão presentes nas razões criadas pelo ego.

Lembro que Cristo ensinou: ‘ai de vocês professores da lei, fariseus e hipócritas, que limpam o exterior, mas não têm coragem de limpar o interior’. Ser senhor da mente é limpar o seu interior. Mas, isso não é para qualquer um. Usando as palavras de vocês, é preciso ser muito macho, ter muita coragem para fazer. Só que continuando esse ensinamento de Cristo digo que são aqueles que possuem coragem de se libertar da multiplicidade das coisas que está presa nos critérios de mérito e demérito que herdarão o reino do céu, gozarão a felicidade que Deus tem prometido a cada um.

 Sabe porque um ser lúcido oferece a outra face? Porque sabe que não é a face, sabe que ela não é dele. Sabe que a face é apenas uma emanação de Deus e não ele mesmo.

A partir disso posso dizer que a coragem que coloquei como necessária para se tornar um homem lúcido é a fé, a entrega com confiança em Deus. Usando outro ensinamento de Krishna posso dizer que para ter coragem é preciso repousar em Deus, sem querer escolher qual a melhor posição para estar nesse repouso.

É isso que vocês não têm coragem de fazer: repousar em Deus. Querem estar sempre atentos, querem estar sempre no controle das coisas. Por isso se ligam aos pensamentos, as emoções e as percepções criadas pelo ego. Imaginam que assim vão poder agir para se proteger conseguindo evitar o mal para si.

Sim, para ser um homem lúcido é preciso muita coragem, pois é preciso abrir mão do controle da vida e repousar em Deus. É preciso se atirar no vazio, sem saber de nada. Para fazer isso é preciso ser muito macho. Somente aqueles possuem a confiança no Senhor podem fazer.

Participante: e quando o pensamento é mais forte e parece nos dominar?

É sinal de que você é fraca. Você mesmo disse: ‘o pensamento é mais forte’.

O objetivo final de nosso estudo é tornar-se mais forte que o pensamento. Só que, como já falei, isso se consegue passo a passo. Por enquanto o seu pensamento ainda será mais forte, mas conforme formos avançando, você terá condições de ser mais forte que o seu pensamento.

Só que não se esqueça: precisará ter a coragem que acabei de falar. Terá que ter a coragem de não se deixar levar pelas emoções, pelos pensamentos e pelas percepções.

Participante: como conciliar a vida em Deus e a sobrevivência humana, o cotidiano, o dia a dia, comer, trabalhar.

Responda: para que um ser humano trabalha? Para que come, namora, etc.? Ou seja, qual o objetivo final de todos os atos da vida humana? Responda isso, por favor.

Participante: come para nutrir o corpo.

Para que quer nutrir o corpo?

O que estou perguntando é a finalidade mais final de qualquer existência. Qual é o objetivo básico da vida do ser humano?

Participante: trabalha para ter sustento, para se nutrir. A pergunta inicial, como conciliar a vida em Deus e a sobrevivência humana, com o cotidiano do dia a dia, continuar vivo na matéria quando se está nela.

Todos os atos humanos possuem uma única finalidade, um único objetivo, que, aliás, quase nunca é alcançado: ser feliz.

O ser humano come para ter a fome aplacada e com isso estar feliz e em paz. Trabalha para ganhar dinheiro e poder comprar as coisas, para estar feliz. Namora e casa, buscando ser feliz. Ser feliz: esse é o objetivo intrínseco em todas as atitudes humanas.

Pois bem, a auto realização em Deus existe quando você é feliz. Aproximar-se de Deus, elevar-se espiritualmente, é sinônimo de viver a felicidade que Deus tem prometido aos seus filhos. Pelo menos é isso que o Espírito da Verdade ensina. Portanto, o resultado final do trabalho de controle da mente é alcançar a felicidade.

Por causa disso todos deveriam querer fazer, mas isso não é real. Por quê? Porque os seres humanos confundem a felicidade. Acham que ela é uma emoção que surge por ter suas posses, paixões e desejos atendidos. Isso não é felicidade, é prazer; não é algo espiritual, mas criação da mente.

A partir desse consciência, posso dizer que um dos nossos trabalhos é mostrar aos seres humanos que quando imaginam estar feliz, estão apenas tendo um prazer, uma felicidade fugaz, Só quando aprender a arte de viver, que é o controle das suas emoções e dos seus pensamentos, e não viver a infelicidade gerada pela mente, ele alcança a felicidade incondicional, aquela que independente do que está acontecendo.