Senhor da Mente - Textos - Livro I

Versículo 11 - Libertar-se da escravidão do ego

Suplantando as noções de mérito e demérito, de bem e mal, o homem lúcido, tal como uma criança, desiste de cumprir as ações proibidas, simplesmente porque não vê nelas nenhum mal ou vantagem e executa inclusive as ações prescritas só que livre da impressão de que conduzem ao mérito.

Aqui está falando em intencionalidade. O senhor da mente, aquele que consegue libertar-se da escravidão do ego, não acredita mais em mérito e demérito, como já falamos. Por não acreditar não possui um padrão de ação.

Ele não faz alguma coisa para ganhar, não participa das ações querendo levar alguma vantagem, nem que seja moral: ‘não disse que você ia quebrar a cara’. Não o senhor da mente, apesar do ego continuar bombardeando-o com padrões de ação e com possíveis vantagens pessoais, não aceita essa intenção. Ele diz: ‘não quero nem saber; não sei se o que estou fazendo está certo ou errado. Sei que está sendo feito. Não espero receber nada em troca. Apenas faço porque faço’.

 Um detalhe. Em O Livro dos Espíritos é dito que Deus é a Causa Primária de todas as coisas. Sendo assim, tudo o que você faz é causado primariamente por Deus. Como pode haver erro?

Agora, como Deus faz, gera, dá a ordem para que as coisas aconteçam? No próprio O Livro dos Espíritos se responde essa questão: o melhor que posso dizer para responder é como está na Bíblia; Deus diz faça-se e a coisa se faz, Repare: Ele diz e ninguém faz; a coisa se faz.

Deus diz faça-se a coisa se faz. Não queira entender isto, pois não há como a sua mente conseguir entender. Apenas compreenda uma coisa: não há um agente que cria nada no universo, pois tudo que se cria no universo é feito pela ordem de Deus, pelo desejo do Pai. Como já disse, Deus é único, uno e inalterável. Por isso, nada que emana Dele, ou seja, tudo que acontece, pode sair certo ou errado.

Por isso, quando o ego contar ações de outros ou quando cobrar padrões de ações sua, diga a ele: ‘quem sou eu para agir; quem age é Deus. Você mente tem a ilusão de que está fazendo, mas ninguém faz nada no universo, só Deus’.

Esse é o trabalho do senhor da mente: lutar contra o seu ego para não se escravizar às ordens de que determinadas tarefas precisam ser executadas na vida carnal.

Sabe, tanto faz se o que Deus está fazendo é classificado pelo código humano de bom ou mal. Essa classificação não vai influenciar em nada a sua elevação espiritual, porque não é você que está fazendo: é Deus. Agora, a forma como interage com o que Pai está fazendo importa.