Senhor da Mente - Textos - Livro I

Versículo 11 - Entrar em comunhão com Deus

Participante: qual a melhor maneira de entrar em comunhão com Deus, oração, pensamento ou o quê?

Qual o melhor modo de entrar em comunhão com Deus?

Tenho uma boa e uma triste notícia para você. A boa: ninguém pode entrar em comunhão com Deus. Por quê? Porque todos já vivem em comunhão com Ele.

Não há como entrar em contato com Deus, porque você jamais perdeu esse contato: essa é a boa notícia. A má: enquanto encarnado, jamais vai saber que está em contato com Ele. Por quê? Porque é o ego que cria as realidades e ele não é programado para trazer a realidade desse contato.

Então, veja. Você não precisa entrar em contato com Deus; o que precisa é se desconectar do ego. Se conseguir isso pode ser que sinta – não que saiba – a conexão que já existe. Aliás, com relação a isso, em O Evangelho de Tomé há um ensinamento muito interessante. Gosto muito dele, apesar de falar pouco nele.

É o seguinte. Cristo avisa aos seus apóstolos que ia morrer. Eles começam, então, a se preocuparem em transformar os ensinamentos dos mestres em uma religião.

Um parênteses: eles eram grandes seres humanos, não é mesmo? Como todo ser que vive na humanidade, estavam preocupados em normatizar as coisas.

Voltando ao Evangelho de Tomé, os apóstolos perguntaram a Cristo: ‘o que que o senhor quer que nós façamos depois que for embora? Quer que rezemos, que façamos jejum, que prestemos a caridade material?’ Cristo responde: ‘o que quero é que vocês não mintam para si mesmos’.

O que Cristo quer dizer é que não adianta o ser humanizado querer buscar Deus na oração, se ainda está preso no eu. O que é preso no eu? A maioria ora, reza, mas a prisão no eu a leva a fazer isso com a intenção de ganhar coisas. Por isso dizemos que está preso em si mesmo.

O que adianta você fazer jejum em consagração a Deus, se o ser humanizado está com fome? Isso quer dizer que o relacionamento com Deus não lhe satisfaz. Dessa forma o ato de jejuar não serve para nada. O que adianta prestar a caridade material se, internamente, o ser está dizendo: ‘Deus, está vendo o que estou fazendo? O que o Senhor vai me dar em troca?’

Portanto, querendo saber como sentir a comunhão com Deus, oriento: pare de mentir para si mesmo. Pare de fingir que se preocupa com os outros, que está disposto a se sacrificar. Ninguém sente o relacionamento com o Pai sem sacrificar a sua intencionalidade individual.

Não estou falando para você especificamente, mas para todos os seres humanizados: parem de mentir a si mesmos afirmando que se preocupam com os outros. Isso é falso, é irreal. Só se preocupam o outro quando isso trouxer algum bem individual para si.

Na verdade estão preocupados consigo mesmo. Fazem tudo com interesse de ganhar alguma coisa, nem que seja um reconhecimento pelo que fez ou o sentir-se realizado com o que está fazendo. Libertando-se do ego e não mentindo para si mesmo, pode receber de Deus o sentir a conexão que já existe e que nunca é quebrada.