Senhor da Mente - Textos - Livro I

Versículo 7

Tudo o que acreditas conhecer, através dos ouvidos, dos olhos, da consciência egotista e discursiva, da palavra e tudo mais, dá-te conta que é uma ficção do pensamento. Simples fantasmagorias, destinadas portanto a perecer.

Sem essa consciência, jamais você será um senhor da mente.

Sem a consciência de que a razão, a emoção e as percepções que surgem, que vêm à consciência, é obra do ego, portanto são fantasias fantasmagóricas que estão destinadas a perecer, nada pode ser feito. Não adiante querer ser senhor da mente sem entender que ela não existe na realidade e que por isso não pode ser mudada.

Falaram aqui que as pessoas dirão daquele que controla a sua mente, que vive com equanimidade, é frio. Isso é falso. Na realidade, ninguém diz nada: é o ego de quem está ‘ouvindo’ que cria esse ideia. Portanto, aquele que levar em consideração a ideia de que pessoas irão falar isso ou aquilo, nada vai realizas.

Tudo o que alguém ouve não é dito por ninguém. São criações do ego de quem ‘ouviu’. É a mente humana que a cria a fantasia: as pessoas que falam, as percepções que são percebidas, a razão que fala do que foi ouvido e a emoção que deve ser sentida.

Então, o senhor da mente age sempre que ela funciona dizendo a si mesmo: ‘isso é uma fantasia fantasmagórica e não uma realidade. Não sou eu que estou pensando, sentindo isso ou percebendo isso; é a minha segunda pessoa. Ele está percebendo, ele está sentindo, ele está pensando: não eu’.

É esse o trabalho do senhor da mente: lidar com a consciência que surge sabendo que aquilo não é verdade e nem é ele que está percebendo, pensando ou sentindo. Aí está o trabalho do senhor da mente, aí está o controle do ego. Controlar a mente é raciocinar com a consciência da existência de uma outra personalidade que faz tudo nessa vida e que não é você. É não atribuir a si mesmo nenhuma percepção, emoção ou razão.

Sei que isso é um raciocínio, mas como disse antes, isso é caminho. Mais tarde esse raciocínio que separa as coisas precisa acabar, mas por enquanto é necessário como caminhar.