Senhor da Mente - Textos - Livro I

Versículo 6 - Dupla personalidade

Superando o carinho que tens pelos parentes a amigos e renunciando a tudo, anda pelo mundo com um perceber equânime e fixa a tua mente completamente em Mim.

Participante: a história de Marques de Sant’Paul também é interessante, pois no final de sua vida ele chamava o seu corpo na terceira pessoa. Fica clara a influência do ego como algo externo ao espírito.

Essa questão de se chamar na terceira pessoa foi o que disse no trabalho do ego: para conseguir realizar o trabalho de senhor da mente é necessário que assumir uma dupla personalidade. ‘Eu sou eu, o meu ego é outra identidade’.

É isso que precisa ser feito antes de qualquer coisa para se alcançar o controle da mente: ‘a mente é uma personalidade; eu sou outra. Eu não sou a mente e ela não sou eu. Eu tenho que controlá-la e não deixa-la me controlar’.

Quando você consegue ter consciência da existência da dupla personalidade, ou seja, lidar com o seu personagem carnal na terceira pessoa, está a um passo de realizar o controle da mente. Como já falaram, não há um ácido para acabar com o ego. Ele só desaparecerá quando for tratado como uma personalidade a parte. Enquanto o ser achar que é o ego e que a razão a emoção e a percepção estão sendo criados por si, nada será feito.