Unidade - Capítulo 1

Versículo 48

Reproduzir todos os áudiosDownload
Faixa 1

 48. Tu não és um estojo de cinco elementos, tampouco alguém sem um corpo. Tudo é apenas Atma. Como podem haver a terceira ou quarta etapas?

Participante: Que etapas são essas?

Etapas de evolução...

Você não é um estojo de cinco elementos. O que é isso?

Participante: Não tenho a menor idéia

O corpo que você veste.

Participante: Por que cinco?

Fogo, água, ar, gás e terra.

Você não é a soma dos elementos materiais, ou seja, você não é o corpo que veste...

O que pode ser alguém sem ser o corpo? Um espírito...

Mas, vamos mais além... O que é o espírito que você imagina que existe? O perispírito... Mas este também não é o espírito, mas sim o corpo do espírito.

Você não é o corpo físico, mas também não é o perispírito: você é o espírito que habita o perispírito. O perispírito é apenas o seu corpo espiritual.

Tudo existe apenas de uma forma espiritual. O seu corpo material e o seu perispírito fazem parte do Universo, parte do mundo espiritual, mas eles não são você. Você é o ser universal, o princípio inteligente que habita estes corpos.

Por isso o mestre fala: você é Brahmam, você é Deus.

Já os corpos, a matéria em qualquer dimensão e densidade, não é Brahmam, não é atma. Sendo assim, como pode haver separações no mundo espiritual?

Sabe o que é uma escala de evolução espiritual?

Participante: São as etapas de nossa evolução...

Não, é um maya.

Sabe o que é um mundo de prova e expiação? É um maya. Tudo é um maya, porque tudo é o Universo. Qualquer divisão que você faça no Universo, ela será uma ilusão.

Claro, uma ilusão necessária para o seu caminhar, mas não se prenda a ela. Portanto, saiba; eu vivo num mundo de provas e expiação, mas este mundo que vivo é nada, Se você acreditar que este mundo é alguma coisa, terá que vivenciá-lo de um determinado jeito.

Então, saiba que tudo o que você está aprendendo agora, por mais elevado que seja, por mais absoluto que possa parecer, ainda é ilusão, ainda é maya. Qualquer verdade que você acredite como tal, não é real porque foi fruto de um entendimento, fruto de um raciocínio, fruto de um maya.

Nada absoluto: é isso que eu estou falando, é isso que o mestre nos ensina...

O Universo é um nada absoluto... Mas não é um nada onde nada existe: é para você que nada do que está nele pode existir. Isto porque você, por estar humanizado, não consegue compreender nada do Universo.

Sendo assim, eu diria que o Universo é um maya para você, mas ele em si mesmo não é um maya, pois existe. Ele existe, mas não é nada daquilo que você pode compreender enquanto não voltar á sua essência pura que é.