Unidade - Capítulo 1

Versículo 75

Reproduzir todos os áudiosDownload
Faixa 1

 75. Não existe vazio, nem plenitude, tampouco existência ou inexistência. Isto foi expresso de acordo com juízo intuitivo completado pelas instruções dos shastras.

Shastras = ensinamentos de seres elevados, mestres

Eu tenho dito muito que o trabalho da elevação espiritual é uma luta contra as verdades que o ego lhe traz a mente. Não uma luta no sentido de muda-las, mas sim de não se apegar a elas.

Outro dia falei também: quando você se desapega de uma verdade, venceu uma prova. Como resposta a isso, Deus retira essa verdade do seu ego, ou seja, o ego não terá mais aquele instrumento para lhe iludir.

Quando falei sobre isso, comparei essa situação com a lei do uso e desuso, como vocês conhecem: o animal que usa mais o pescoço acaba alongando-o depois de diversas gerações. É a mesma coisa que acontece com a elevação espiritual: nós vamos caminhando lutando para se desapegar de cada verdade e quando isso acontece, ela some.

Como resultado desse processo de eliminação de verdades, o que sobra? O nada. Se hoje você tem uma série de verdades e a partir de amanhã não mais as tiver, não tiver mais verdades, não terá nada naquele lugar. Ou seja, se hoje você acha uma coisa bonita e consegue se desapegar desta beleza, amanhã aquilo não será nada para você: nem bonito nem feio.

Só que eu também já disse: o nada não existe. Tudo é preenchido por Deus, pois Ele é tudo. Sendo assim, quando você se libertar de uma verdade vivenciará a Realidade: a emanação de Deus, Deus. É por isso que o mestre nos diz agora que não há vazio nem plenitude.

Porque não há vazio? Porque não há nada onde não exista uma emanação de Deus. Portanto, quando você se libertar das verdades, alcança a Deus.

Para isso não é preciso morrer, ou seja, alcançar a inexistência. É preciso alcançar a não existência, o que é diferente de inexistir. Viver a não existência é viver não existir nada para você como verdade, como realidade. Isso é não existência. Inexistência é não existir.

Portanto, o que o mestre está nos dizendo agora é que quando você completar a sua elevação espiritual, não cairá num vazio, mas chegará em Deus, chegará à emanação de Deus, na unidade com Deus.

Isso, responde a uma pergunta que me foi feita sobre o que falaremos quando em contato com o outro depois que alcançar a elevação espiritual. Eu não sei o que falaremos, pois o falar é a emanação de Deus. Isso responde a outra pergunta que também me foi feita e que questionava como seria a convivência social dos seres elevados: ela será como a emanação de Deus fizer ser.

Então, a elevação espiritual, não lhe levará para a morte nem para uma vida em silêncio ou sectária, mas sim para uma vida preenchida com Deus.