Unidade - Capítulo 1

Versículo 74

Reproduzir todos os áudiosDownload
Faixa 1
Faixa 2

 74. O asceta imerso no sentimento de unidade e purificado de todas as suas afecções mentais declara a verdade que nem os Mantrans, nem os versos védicos, ou a lógica podem exprimir (Brahman).

MANTRANS – Fórmulas mágicas, preces, sons.

O espírito elevado, aquele que consegue a elevação espiritual, é liberto das aflições mentais... O que é uma aflição mental?

“Será que vai chover amanhã”? “Será que não vai”? “Se chover será que vai molhar ou não”? “Será que amanhã eu vou conseguir ou não fazer isso”? “Será que estarei vivo amanhã”? Estes tipos de pensamento são aflições mentais...

O espírito elevado, liberto destas aflições, ou seja, vivendo o momento presente por ele mesmo sem nenhuma preocupação com o futuro e sem nenhum julgamento do passado, consegue transmitir ensinamentos que nenhum livro sagrado consegue transmitir. Consegue transmitir ensinamentos que lógica humana nenhuma vai lhe fazer compreender...

Por que isso? Porque estas aflições mentais, mesmo quando elas não estão num estado latente – estado onde você raciocina as coisas – elas existem por trás de todos os raciocínios. Isso porque mantê-las ativas é o que o ego faz. O ego quer lhe manter preso numa teia onde não conseguirá entrar na Unidade com Deus.

Sendo assim, mesmo quando você estuda a Bíblia ou O Livro dos Espíritos, as suas aflições mentais estarão presentes. Por causa disso, o ego criará raciocínios que gere compreensões favoráveis à solução destas aflições.

Por exemplo... Tem uma passagem na Bíblia onde Cristo diz: por que vocês se preocupam com o que vão comer ou vestir se é Deus quem alimenta os animais e dá roupa às plantas? Será que ele não faria o mesmo por você?

Este é o texto. Se lê-lo liberto das aflições, encontrará nestas palavras um lenitivo para as suas preocupações mundanas. Agora, se vocês têm aflições mentais, não conseguirão ter esta compreensão, pois, por ler este trecho com a preocupação de ter um emprego amanhã para poder ter dinheiro para comer e se vestir, não encontrarão o lenitivo.

Por estar preso às aflições mentais, não compreenderá que Cristo não lhe diz para não trabalhar, mas apenas para não se preocupar. Liberto da aflição mental de ter que acordar e ir trabalhar para comer e comprar roupa, você pode bem compreender as palavras do mestre e libertar-se da preocupação, mas aflito mentalmente jamais conseguirá libertar-se delas...

É isso que Dattatreya está nos dizendo neste trecho... As aflições mentais lhe prendem à realidade gerando assim interpretação diferenciada dos ensinamentos sagrados.

Lembram do caso do termômetro? Olha aflição mental (o medo de ficar doente) presente...

O medo da febre, da morte bloqueou a compreensão do ensinamento onde eu dizia que não existia doença, febre. A lógica do meu raciocínio não foi compreendido porque as aflições mentais daquele ser humanizado o levou para a lógica material: “estou vendo o corpo delirando e quente, estou vendo o termômetro marcando temperatura alta, como ele não está com febre”?

Não estou criticando quem falou isso. Estou apenas utilizando esta passagem como um exemplo do que o mestre está nos falando agora.

O espírito quando alcança a Unidade com Deus e se liberta da aflição consegue falar de coisas que estão acima de qualquer ensinamento que possa ser encontrado em livros. Não que porque este ser saiba mais do que os livros, mas porque liberto da aflição mental, ele pode alcançar a essência que o mestre colocou no ensinamento. Ele entende a essência que o mestre quis dizer, enquanto que o ser humanizado preso às perturbações mentais não consegue alcançá-la...

Como não alcança a essência e como o ensinamento não lhe resolve a aflição mental, o ser humanizado prefere abandonar o que o mestre ensinou. Este texto que citei acima como de Cristo é esquecido por todas as religiões cristãs. Isso porque não há como o ser humanizado comum compreender o que o mestre quis dizer, pois a preocupação dele é em trabalhar para ganhar dinheiro. Como vocês dizem: a comida não cai do céu...

Mas, Cristo não fala que cai: ele apenas diz que você não deve se preocupar com este detalhe do mundo carnal. Mas, a perturbação mental não deixa o ser humanizado entender isso... O ser elevado, o espírito liberto das posses materiais, consegue compreender, porque está livre da lógica humana...

Repare que toda lógica humana se baseia na satisfação da aflição mental: “se eu não trabalhar, como vou ganhar dinheiro”? “Se não ganhar dinheiro, como vou comer e comprar roupas”?