Unidade - Capítulo 1

Versículo 45

Reproduzir todos os áudiosDownload
Faixa 1
Faixa 2

 45. Eu sempre sei tudo. Sou eternamente um, verdadeiro e sem apoio. C Mundo com seus fenômenos, tais como o céu, etc., é falso.

Eu sempre sei tudo, que será que quer dizer isso?

Participante: Onisciência de Deus...

Não, falo do eu espírito, do eu Universal...

Participante: Para mim, quando alguém diz que sabe tudo,não sabe nada.

Está certo... Se alguém diz que sabe, não sabe nada. Mas, eu referindo-me ao texto acima onde o mestre afirma que o espírito sabe tudo. O que quer dizer isso?

Participante: Talvez, que ele já tenha tudo o que precisa.

Isso... O conhecimento do Universo está dentro de você. Isso é importante nós compreendermos...

O espírito passa por uma primeira etapa na sua existência onde ele aprende tudo do Universo. É como ensina o Espírito da Verdade: o espírito nasce simples e ignorante e depois ele vai buscar a ciência.

Sendo assim, posso afirmar que ele sabe tudo... Mas, o que ele sabe não é material, não é conhecimento material...

É por isso que o mestre diz: o céu é artificial, é ilusão. O conhecimento cientifico, ou conhecimento humano, não é real. Você, ego humanizado, pode aprender alguma coisa, mas o você, o espírito, com relação ao conhecimento espiritual, não tem nada a aprender.

Se o espírito não tem nada a aprender, pergunto: o que é que nós temos que fazer?

Participante: Não sei

Acabar como com o conhecimento material falso que não lhe deixa viver o meu conhecimento espiritual...

O seu conhecimento material não lhe deixa banhar-se no seu conhecimento espiritual que já está dentro de você. Quando você olha um relâmpago, por exemplo, você não vê fluído cósmico universal. Por quê?

Participante: Porque estou condicionado para ver um relâmpago.

Isso... Porque você tem conhecimento material, você sabe materialmente o que é aquilo. Portanto, só na hora que você se libertar desse conhecimento material, ou seja, não se apegar a ele como verdadeiro, poderá exercer o seu conhecimento espiritual.

Volto a repetir, as coisas espirituais não podem ser conhecidas pelas verdades materiais. Mas só para exemplificarmos, para facilitar a compreensão do que estou falando, diria que o conhecimento humano e o conhecimento espiritual que estão dentro de vocês são como se fossem duas madeiras cheias de furinhos, uma sobreposta na outra. O conhecimento material se sobrepõem ao conhecimento espiritual.

Quando você, o ego, raciocina, o faz através dessa madeira ou memória. É na memória que o ego busca o conhecimento pelo raciocínio.

Se o buraco da madeira material está ocupado, ou seja, se existe uma verdade para dar um valor aquela coisa, é isso que será usado pelo raciocínio. Se você quebrar essa verdade, se deixar este buraco aberto, você poderá acessar a verdade espiritual sobre aquilo que está na madeira abaixo. Mas, enquanto tiver uma verdade à cima, você não consegue pegar a verdade de baixo.

É isso que estou querendo dizer: o trabalho de reforma íntima é um trabalho de destruição das verdades materiais para que possa alcançar a Verdade Universal que está na memória espiritual, mas que não pode acessada porque está oculta por uma material.

Sendo assim, você não tem nada a aprender... O que precisa ser feito é aprender que tem que desaprender a tudo... Você tem que aprender que tem que lutar contra você mesmo, utilizando-se para isso da espada que Cristo, trouxe para alcançar aquilo que já está dentro de você.

Isso é muito diferente daquilo que é feito hoje. Hoje, vocês querem conhecer, entender o mundo espiritual e só depois de entendê-lo, ou seja, criar um maya, vão acreditar que evoluíram...

Mas o trabalho é completamente diferente disso... O trabalho da reforma íntima é não conhecer, é não dar valor às coisas do mundo, não raciocinar...

Participante: Será que é por isso que existe a intuição?

Nós conversamos já conversamos sobre intuição no estudo de O Livro dos Espíritos. Lá falamos: a intuição é um espírito amigo que, a mando de Deus, lendo o que está na sua memória espiritual, lhe traz isso ao raciocínio... Só que você acredita que é coisa da sua cabeça,e, por isso, não confia totalmente.

Participante: Falando em relâmpagos houve algum motivo especial para os relâmpagos que ocorreram em Vila Velha, Espírito Santo, esta semana?

Teve sim... Quer saber qual o motivo especial? A vontade de Deus.

Não se preocupe com isso. Saiba que querer saber o porquê das coisas é criar um maya.

Por isso, não queira saber. Diga só assim: "é... Relampejou".

Participante: Não custa nada dizer para a gente...

Custa muito caro: a formação de uma verdade. Será mais uma coisa que você vai ter que combater.

Participante: É, mas nos falando destas coisas você nos ajuda na nossa evolução.

Pode ter certeza de uma coisa: não falando, estou ajudando mais...