Unidade - Capítulo 1

Versículo 40

Reproduzir todos os áudiosDownload
Faixa 1
Faixa 2

 40. Fica sabendo que todo o universo existe sem forma; que todo o universo existe sem mudança; aprende, agora, que todo o universo é como uma corporificação da pureza; que todo o universo é como uma espécie de Ventura ininterrupta.

Então o Universo é uma corporificação da pureza, uma congregação venturosa... O que quer dizer isso?

Quer dizer que no Universo não existe “certo ou errado”, “bom ou mal”, Isso porque ele é todo Venturoso. No Universo só existe a Perfeição. Não existe nada abaixo da qualificação perfeito.

Sabe aquilo que você diz que é “errado”, “mal”, que não presta? Pois isso é Perfeito, isso é puro...

Por que isso? Porque no Universo Deus é a Causa Primária de todas as coisas. Ou seja, tudo surge de Deus, começa Nele... Sendo assim, só pode ser puro, pois Deus jamais faria algo que não fosse puro, que não fosse perfeito...

O que o mestre Dattatreya está ensinado é o que estamos tentando mostrar a muito tempo: o Universo é puro, é ventura, é perfeição...

Por isso não há nada nele que tenha que mudar...

O que precisa alterar é a sua forma de viver no Universo. Não é nem o que você faz, pois isso faz parte do Universo e, portanto, é puro e venturoso, mas a sua forma de se relacionar com o Universo.

O que é a sua forma de se relacionar com o Universo? São os valores que você dá aos acontecimentos. A importância que dá aos fatos, ou seja, o valor que dá ao que está acontecendo: uma coisa “má”, “errada”, “que não presta”.

É isso que precisa ser alterado e não o Universo. Quem precisa mudar não é nem você. O que precisa ser mudado é a sua forma de viver no Universo. Este é o grande segredo da reforma íntima.

A reforma íntima não se faz mudando nada a não ser reformando o interior, ou seja, reformando a forma como se vive com o Universo.

Se o Universo é puro porque veio de Deus, é criado por Ele a partir do seu faça-se, posso dizer que nele só existe o amor. Sim, porque Deus não faz mais nada a não ser amar...

Aí está a reforma íntima e por isso Cristo ensinou a amar: deixar de dar valores ao mundo e viver as coisas, o planeta e o universo amando...

Esta é a reforma íntima. Não existe mais nada a ser feito.

Todo resto que você quiser saber só servirá para lhe ajudar a continuar valorizando o mundo com elementos ilusórios, ao invés de vivenciar a Perfeição de que é constituído o Universo em essência...

Na verdade, a Perfeição jamais deixa de existir. O que acontece é que você a define com diversos valores de acordo com suas paixões e desejos...

Aceite o mundo como Perfeito. Aceite tudo que existe como venturoso e como fruto de Deus e aí poderá chegar perto do Pai.

Participante: Em tudo há sincronia e converte para Deus sobre a atração do amor...

Ao contrário: não converge para Deus, mas desce Dele...

É ao contrário. As coisas não convergem para Deus, mas nascem Nele. Se os acontecimentos nascessem de baixo para cima o Universo seria capenga, ou seja, de acordo com os habitantes dele. Como é o ao contrário são perfeitas, porque são reflexos de Deus. Por isso Krishna ensina que tudo é emanação de Deus, ou seja, tudo vem de cima para baixo.

Mais: vêm em Unidade. É aqui no planeta que os egos fazem as separações, ou seja, criam os dualismos...

Mas, veja esta separação é ilusória, não existe, pois a coisa continua sendo perfeita. São os seres humanizados que as vêem desta forma, que dividem o que indivisível.