Unidade - Capítulo 1

Versículo 21

Reproduzir todos os áudiosDownload
Faixa 1

 21. Sabe que tudo que existe em forma é irreal. Conhece o Um indiviso e informe. Pelo conhecimento desta verdade todo o nascimento futuro é nulificado.

Nós conversamos sobre forma quando falamos do estudo budista intitulado “Os Cinco Agregados”.

Explicamos naquele momento que o Universo é constituído por fluído universal. Falamos que este fluído é o átomo universal, ou seja, a menor partícula material que existe.

Dissemos os objetos materiais que vocês conhecem, sejam eles deste ou do outro mundo, nada mais são do que combinações desse átomo universal sob determinadas circunstâncias.

Quando realizamos este estudo descobrimos, ainda, que esse fluído é uma energia e que, portanto, não possui forma...

A partir destas compreensões, então, chegamos à conclusão de que a forma das coisas que você vê é irreal. Elas não são reais, pois se tratam apenas de conclusões racionais (razão) que o seu ego cria.

Vou dar um exemplo para ilustrar o que estou dizendo. Para os que não estão acostumados a conviver com eles, os prédios das cidades grandes são monstros, mas para quem está acostumado, são apenas prédios... Não importa o que cada um acha: aquela construção não deixou de ser um prédio. É uma ilusão individual que distingue os prédios como grandes ou simples...

Outro exemplo... Para as crianças, os seus pais são gigantes, mas quando esta criança se torna adulto, os seus pais são sempre vistos como menores do que ele... Não foram os pais que mudaram, mas a criança, que agora cresceu, que mudou a sua forma de ver as formas...

Por isso, o mestre nos ensina que toda forma é irrealidade: ela depende de um raciocínio para ser compreendida... Mas, ele nos diz também: se você não acabar com o valor que dá às formas, continuará renascendo, pois não se tornou UM.

Isto é uma Verdade Universal: para poder se libertar da roda de encarnações é preciso se tornar UM com o Universo...

Quando se atinge a Unidade, tudo muda... Por exemplo, na hora que você não ver mais forma não verá mais bebês... Ao não ver mais recém-nascidos, compreenderá que aquela forma é ocupada por um espírito velho e, portanto, é um velho, não um bebê...

Só eliminando-se a idéia de que existem crianças (elementos que são puros por natureza, que não possuam dívidas contraídas anteriormente) se poder entrar na Realidade do Universo: não existe um ser humano, mas sim espírito que se humaniza, ou seja, se liga a uma razão humana para vivenciar carmas, que podem ser chamados de provas ou missões.

Ter esta consciência sobre a vida é viver a Realidade do Universo. Mas, para alcançá-la é preciso estar alheio a qualquer ilusão de forma...