Unidade - Capítulo 1

Versículo 20

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Faixa 1
Faixa 2

 20. Todos os Vedas proclamam que o Atma está livre de todas as qualidades. É uma Existência pura, imorredoura, sem forma e homogênea. Sabe que eu sou isso, sem dúvida.

Segundo o mestre Dattatreya, então, o espírito é isento de qualificações... O que quer dizer isso?

Participante: Que o espírito não pode ser adjetivado quanto à nada... Não se pode falar de formas, cores, etc.

Sim, isso está certo. Mas, além da forma ou de elementos constitutivos que vocês acreditam saber do espírito, existem ainda os valores ditos morais que vocês aplicam aos espíritos: ”bom ou mau”, “certo ou errado”, “limpo ou sujo”, evoluído ou não...

Nenhum destes adjetivos se aplica ao espírito, pois ele é isento de qualificações... Sabe por que? Porque ele é a Realidade, ele é o tudo que existe...

Falar que um espírito é “bom”, ou seja, que atingiu a elevação, ou falar de outro como mau, ou que ainda não tenham alcançado a evolução espiritual, é dar uma qualificação ser universal. Mas, ele não tem qualidade alguma, não existe qualificação nenhuma que lhe possa ser atribuída...

O espírito já é tudo que pode ser e tudo que ele é está muito além de qualquer qualificação que a razão humana possa dar a ele.

Se você diz, por exemplo, que um espírito é “bom” (elemento dualista), estaria enganado, porque o espírito não é “bom”, mas a bondade (elemento universal). Se você diz que um espírito é “belo”, também estaria enganado, porque o espírito é a beleza...

As qualificações universais que são inerentes do espírito (bondade e beleza) nada têm a ver com o que você caracteriza como “bom” ou “belo“...

Tal compreensão precisa ficar bem clara, para podermos parar com a história de dizer que existem espíritos “bons ou maus”, “certos ou errados”, “bonitos ou feios”. Podem existir espíritos que estão (temporariamente) desta forma, mas isso não quer dizer que ele seja: ele apenas está dessa forma...

Mas, neste texto o mestre fala mais: é uma Existência pura, imorredoura, sem forma e homogênea.

A que existência o mestre se refere? Que existência é pura, imorredoura e sem forma?

Participante: A existência espiritual...

Exato... Ele está falando que da existência do espírito. Por isso, podemos dizer que a existência espiritual é composta por estas coisas.

A partir desta constatação podemos dizer que você, que é em essência um espírito, mas que não vive assim, está vivenciando uma existência que não é sua. É por isso que ensinamos: você precisa abandonar a existência material – não estou falando em morrer, mas em abandonar a forma de viver material, humanizada – e vivenciar a vida na carne na forma que o mestre fala (imorredoura, simples, pura) para que viva a sua própria Realidade.

Você quer ser espírito, quer alcançar a elevação espiritual, mas não abre mão da forma de viver que hoje tem. Você não muda um mínimo detalhe sequer da sua forma de viver atual (humanizada) para alcançar a elevação espiritual. Como, então, alcançá-la?

É preciso que todo aquele que se diga buscador de Deus entenda o que vou dizer agora. É preciso se criar uma outra forma de viver para poder aproximar-se de Deus...

É preciso criar uma forma de vida que seja perfeita, no sentido espiritual, do que aquela que o ser humanizado vive hoje. Isso só é alcançado quando o espírito compreende que a forma de viver humanizada é imperfeita no sentido espiritual. Na hora que o ser humanizado compreender isso, poderá, então, virar-se de frente para a elevação espiritual.

Deixe-me dizer uma coisa... Existe um ensinamento budista que diz o seguinte: para que se veja uma árvore é preciso estar de frente para ela...

O ser humanizado está de costas para árvore, de costas para a vida espiritual, pois vive de frente (acredita como realidade) para a sombra desta árvore, que é a vida material. Por isso, acredita que a sombra é a própria árvore.

É por isso que ele vive a vida material como se ela fosse ela a existência imorredoura do espírito. Mas, não é isso... Esta existência é apenas uma pálida sombra da existência espiritual, da realidade universal.

Enquanto vocês não compreenderem isso e quiserem vivenciar a sombra ao invés de vivenciar a árvore, nada conseguirão...