Senhor da Mente - Textos - Livro I

Versículo 10 - Apaziguar a mente

Auto realizando-te vivencia-Me e estando com a mente apaziguada pela realização do ser,

Sabe o que acontece com quem faz o que acabei de falar? Apazigua a mente, como fala Krishna.

Sim, é preciso apaziguar a mente, porque ela vive sempre ansiosa, em contrariedade: ‘quando o meu filho fizer o que quero vou ser a pessoa mais feliz do mundo; quando conseguir comprar aquela coisa, vou ser a pessoa mais feliz do mundo; se preciso provar que estou certo para poder estar em paz’.

Essas são ideias de um ego em guerra. Ele combate o mundo que não o deixa ter, os outros que não se submetem ao seu desejo e com todos em busca da aprovação. Por isso é preciso se libertar delas.

Quando o ser humanizado controla a sua mente, no sentido de não aceitar a imposição de necessidades, vive em paz. Ele está em paz e harmonia com o mundo. Por isso está em felicidade.

Aí está, portanto o resumo desse início de texto: o senhor da mente realiza-se no relacionamento com Deus e não com o mundo. Só que para alcançar essa realização precisa saber que já é tudo que pode ser. Precisa não depender de mais nada ou ninguém para estar em paz harmonia e felicidade. Sabe que para viver assim, só depende de si mesmo.

Esse é um detalhe que já conversamos. Dissemos que a vida humana é uma encruzilhada onde o espirito tem que escolher um caminho: a realização em Deus ou no mundo. Na hora que escolhe um caminho é necessário lagar, abandonar a necessidade de outras pessoas, de algum tipo de ato, de algum objeto para se auto realizar.

Ainda vamos falar mais alguma coisa sobre esse texto.