Comunhão com Deus-Textos-2-Convivendo com Deus

Todas as coisas são tudo

O ser humanizado tem problemas com a palavra todo ou tudo. Este termo abrange todas as coisas que existem dentro de um sistema, mas por causa de sua amplitude, ele dificilmente consegue aplicar este termo na sua totalidade. Acaba separando para formar este tudo apenas aquilo que ele quer que tenha a característica atribuída e deixa de fora algumas coisas que ele não quer abranger. Isso também se dá com o ensinamento do Espírito da Verdade.

Quando é dito que Deus é a Causa Primária de todas as coisas, o ser humanizado deve compreender que tudo o que acontece no Universo, um sistema, é originado primeiramente no Pai. No entanto, existem elementos que os seres humanizados não atribuem ao Senhor, ou seja, deixam de fora deste tudo.

Lembro uma vez que uma moça me relatou um fato interessante. Ela disse que estava se tendo uma discussão no seu trabalho para ver quem ia em determinado dia e quem folgaria. Uma pessoa tinha pedido o dia que ela queria, mas como estava tentando colocar em prática a razão que Deus é Causa Primária de todas as coisas, esta moça respondeu a quem estava mediando a conversa que se era assim que o Pai queria, tudo bem.

O que ela ouviu como resposta a esta afirmação é um exemplo clássico da forma como vivem os seres humanizados: ‘Deus não se mete nestes assuntos banais. Ele não tem tempo para isso’ ...

Ora, o Universo é o tudo que existe. Se Deus não tiver tempo para administrar as ações universais, terá para que? Além do mais, nada há de banal neste acontecimento. Por causa da escolha do dia de trabalhar, aquela moça teve que desmarcar uma viagem que ia fazer com sua família. Tanto ela como os familiares ficaram tristes, pois esperavam ansiosamente por aquele passeio. Além do mais, o dono do hotel para onde ela ia, bem como o comércio da cidade ficou sem receber o dinheiro, o que pode ter levado este homem a não pagar uma conta e mais uma empresa ficou descapitalizada.

Estão vendo onde chega um ato que aparentemente envolve apenas três pessoas? Buda chama isso de interdependência. Todas as coisas do Universo se interdependem, ou seja, qualquer acontecimento em qualquer canto do Universo, por mais remoto que seja, acaba sempre interferindo no todo.

Se cada um pudesse escolher o dia em que viajaria ou ia trabalhar, certamente alguém deixaria de receber o que merecia ou receberia a mais. Neste caso a Justiça estaria acabada, porque não foi dado a cada um exatamente aquilo que era merecido por suas ações anteriores.

É preciso que o Supremo Avaliador determine tudo o que vai acontecer, por mais banal que pareça, para que a Justiça e o Amor Sublime estejam sempre presentes no Universo.