5ª Conversa - Limitações físicas, Sofrer pela situação política do país

Situação política - Os países e o carma

Participante: Um país que supostamente não tenha tantos problemas políticos, terá outros carmas?

Não é o problema político em si que se trata do carma, mas como ele atinge você. O carma não é o problema político ou a ação do governante, mas como esse acontecimento influencia a sua vida. É aquilo que essa ação lhe faz viver. Por exemplo: se você tem um governante que não cuida da saúde, hospitais que não atendem adequadamente, o seu carma é como isto afeta a sua vida.

O carma de um povo não é só proporcionado pelos governantes, mas também a parte física. A geografia, o clima, a abundância ou falta de um determinado elemento influenciam na vida de cada, bem como a ação das pessoas. Um exemplo: há países que o sistema de estudo é tão rígido, tão exigente, que algumas pessoas que não conseguem alcançar uma boa nota na escola acabam se suicidando. Isso é um carma: um grupo de acontecimentos que serve para causar determinada posição interna.

Não estou falando somente de governantes, mas de viver o resultado do que é um país como um todo. Não estou falando dos atos dos governantes, mas do sofrimento que ele nos traz.

Participante: Quem precisa de carma? Se a raiz etimológica de carma é ação, logo ação ou inação, tanto faz.

Carma não é ação: é a reação a uma ação, que vai ser vivida através de uma ação, que por sua vez irá provocar uma nova reação.

A reação à ação não tem nada a ver com vidas passadas do espírito. O carma não surge como é vulgarmente dito nesse planeta. Por exemplo: se tirei o braço de uma pessoa em uma outra vida, nessa vida vou perder uma mão. O carma não é isto. O Livro dos Espíritos é muito claro quanto a isso.

A vida humana é uma prova, uma encarnação, e os acontecimentos dessa encarnação refletem diretamente na atual posição do espírito no mundo espiritual e não em vidas futuras. Se você é uma pessoa gananciosa, a sua ganância é o carma do espírito. Se o ser humano, a mente, o ego, tem este carma, é porque você, enquanto só espírito, também é ganancioso. É por isso que digo que o carma é a reação à situação atual, do espírito antes da encarnação.

Todo o povo e todo o sistema humano de um país, área, estado, cidade, é gerado de tal forma que atenda a esse carma, ou seja, atenda à atual situação do espírito que ali encarna.

Participante: mas, se o espírito é o todo, ele estaria apenas brincando de agir. Então a prova é para o quê?

O espírito não brinca de agir, age. Só que como ele não tem braço, boca, olho e nem perna, não pode praticar ação humana. Ele só pode exercer a ação espiritual, que é sentir: receber e emitir sentimentos. Amar, de uma forma universal ou de uma forma egoísta. É essa ação que está em prova enquanto a perna anda, o braço mexe ou o olho vê.

Por isso o carma não é a ação da perna, da mão, nem a ideia mental. Tudo o que o humano torna-se consciente chega ao espírito e isso que chega a ele é que é o seu carma. Exposto a essa consciência, o ser universal vai escolher a sua ação: amar universalmente ou egoisticamente.

É isto que está na pergunta 853a de O Livro dos Espíritos quando é dito que, ao escolher suas provas, o espírito cria para si um determinado destino que vai acontecer de qualquer forma. É por causa dessa informação que afirmo que a vida é fatalista. Só que o Espírito da Verdade diz mais: falo isso com relação às coisas físicas, porque com relação às coisas morais o espírito é livre para optar entre o bem ou o mal.

Bem que é Deus, o amor universal. Mal são os sentimentos humanos o amor egoísta.