5ª Conversa - Limitações físicas, Sofrer pela situação política do país

Situação política - O político é um instrumento da prova do espírito

Participante: gostaria de propor que fosse abordado como tema o conceito político do país. Não estou falando dos atos dos governantes em si, mas em como trabalhar as realidades criadas pelo ego sobre a situação do país.

A sua pergunta, então, não é sobre os atos dos governantes, mas em como conviver em paz com a situação política do país. Antes de falar do tema agora proposto, vou falar um pouco sobre outra pergunta onde uma pessoa disse: ‘você falou que nascer nos Estados Unidos é viver a prova do materialismo’. Qual é a prova então de quem nasce no Brasil?’ Vou fazer isso porque vai facilitar comentar sobre o que foi perguntado.

Todo país, estado, cidade, bairro, vizinhança e casa faz parte do cenário da provação do espírito. Você não nasce no Brasil, e nem o território brasileiro foi criado, por acaso. Não foi por acaso que a fronteira ficou em um determinado ponto e não em outro.

No Universo não há acaso. Tudo que acontece é minimamente previsto e atende a uma função específica. Quando falo em Brasil, Estados Unidos ou Argentina, não estou falando em espaço físico ou solo da pátria amada. Estou falando de um campo para determinadas provas. Não importa o país ou seu tamanho ou se foi desmembrado em outro: cada país, continente ou origem racial traz embutido em si alguns elementos que servem para provação dos espíritos.

Isto tem a ver com a parte física, tal como o clima, chuva, natureza ou falta dela, rios, água, cidade grandes ou pequenas. Tudo isso faz parte do cenário de provações. Mas, existem mais coisas que possuem a mesma função. Chamo essas coisas de “Sistema Humano de Vida”. É o conjunto de hábitos, tradições, formas de agir do povo que habita aquele determinado lugar físico, ou seja, dos espíritos que ali encarnam.

Então o Brasil, como campo de provas, possui determinada geografia, clima, etc., e o seu povo tem uma determinada forma de agir específica para servir a espíritos como campo de provas. Tudo que faz parte do Brasil é dessa forma para que determinados espíritos possam encontrar onde viver as provas escolhidas por eles.

É preciso falar tudo isso, porque quando falamos de governo, estamos falando de pessoas. O presidente de um país é, antes de tudo, uma pessoa que vive dentro de um determinado grupo que possui determinada forma de agir e age daquele jeito para poder gerar um carma para os espíritos que ali vão viver a ilusão de nascer, crescer, casar e morrer.

Não se pode separar uma coisa da outra e esse é o grande problema do espiritualista materialista. Ele separa algumas coisas e se baseia nela para viver coisas humanas e em outras quer viver pelas coisas espirituais. Isto é impossível. Ninguém consegue servir a dois senhores ao mesmo tempo. É preciso escolher um e a partir daí viver toda sua existência pautada naquele caminho.

Quando se fala de política e de políticos no Brasil, o materialista fala de seres humanos e o espiritualista fala de instrumentos de carma, ou seja, espíritos encarnados que vivem e agem de determinada forma para que o país Brasil sirva de berço para espíritos em provações.