O nobre caminho

Servir a Deus ou ao dinheiro?

“Um escravo não pode servir dois donos ao mesmo tempo, pois detestará um e gostará do outro; ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e também ao dinheiro”. (Mateus – 6,24)

 Esse ensinamento de Cristo é fundamental quando se entra em contato com a Qualidade da Vida Espiritual Deus Causa Primária de Todas as Coisas. Não há como dividir a existência de um ser em espaços onde ele tenha seus atos comandados por Deus e outros onde ele seja senhor de suas atitudes. Servindo a dois senhores ao mesmo tempo (Deus e a si mesmo), sempre o ser será fiel a um e desprezará o outro.

O ser humano religioso, mesmo os que seguem os ensinamentos de Jesus, agem dessa forma. Quando desejam algo que não está dentro do seu poder afirmam: ‘Se Deus quiser...’. Quando acontece o que eles desejam dizem ‘graças a Deus’, mas quando não acontece acusam alguém ou algum acontecimento de ter sido o causador da sua infelicidade.

Se tudo acontecerá como Deus quiser, não pode haver separação futura de causador dependendo do resultado. Se o acontecimento satisfizer o individualismo do ser ele louva a Deus, mas se não fizer, acusa os outros. Quando age dessa maneira o ser muda sua fidelidade. É fiel a Deus (ama) quando é satisfeito e é fiel a si mesmo (seus desejos) quando não satisfeito e aí acusa.

Para servir a Deus o ser tem que compreender que a Causa Primeira age sempre comandando os atos. Somente dessa forma o ser poderá louvar constantemente a Deus (amar).

Quando falamos em comandar os atos, estamos falando em qualquer ato. Desde os mais corriqueiros até os que produzam maiores ferimentos em terceiros, existe um comando de Deus para que ele seja executado. Como vimos, tudo no universo se interdepende e, por isso, o menor ato, aparentemente sem reflexos, poderia desequilibrar o universo se não tivesse a ação da Inteligência Suprema com Justiça Perfeita.

Servir a Deus é não ver em erro em nada, desde os pequenos atos até aqueles que causam impactos profundos e irreversíveis aos objetos do planeta ou a outros seres.