Comunhão com Deus-Textos-2-Convivendo com Deus

Ser a inteligência suprema

Agora que compreendemos o que é ter uma inteligência, quando o Espírito da Verdade diz que Deus representa para o Universo a Inteligência Suprema o que podemos depreender desta informação? Que Ele possui a capacidade suprema de receber, processar informações e tomar decisões. Ele é a capacidade suprema de avaliar tudo o que acontece.

Por isso Cristo diz que só Deus é capaz de dar a cada um segundo as suas obras. Isso porque só Ele é capaz de avaliar perfeitamente a obra de cada ser e dar a ele o carma, a reação justa a uma ação.

Para vocês carma uma punição, algo como um castigo, mas isso não é real. Carma é o resultado da justa avaliação que Deus faz das ações de cada um. É a justa colheita ao que foi plantado. Não tem nada a ver com punição, pena ou castigo, mas de efeito perfeito gerado por uma determinada causa. Quem pratica uma ação objetivando aproximar-se de Deus, recebe um carma; quem pratica um ato sem esta intenção, recebe outro.

O carma é o motor do Universo. Nada acontece se não houver uma reação a ação. Sem efeito, nada existiria, pois o Universo seria estático. É o carma que cria o momento seguinte, que dá dinamismo às existências universais.

Por causa da importância do carma para o Universo é que Deus precisa ter a capacidade suprema de avaliação do que cada um faz. Sem isto, o Universo estaria entregue às injustiças, aos desmandos, pois nenhuma outra inteligência possui esta capacidade.