Reforma íntima - Textos - Volume 09

Reforma íntima

Hoje eu vou contar uma historinha que já é conhecida de vocês. Ela já veio para o planeta trazida pelo Chico Xavier. Mesmo assim eu vou contar, pois o importante não é a historinha mas sim os comentários.

Tinha um moço que era chefe de um centro espírita que sonhou de noite e no dia seguinte ele foi conversar com um amigo e disse:

“Eu sonhei que tinha morrido e quando cheguei lá no céu o anjo que ia presidir o meu julgamento disse que eu estava condenado. Eu disse, mas eu? Eu fui católico muitos anos, ia a todas as missas. Então o anjo leu lá: você foi a quinhentas missas, nessas rezou mil Padre Nosso e duas mil Ave Maria, mas na hora que estava rezando o Padre Nosso estava pensando no time de futebol, na hora que estava rezando a Ave Maria estava pensando nos problemas de casa. Acompanhou as procissões reclamando que estava com dor nos pés. Rezou o terço achando que estava ruim ficar de joelho.”

“Depois, continuei eu falando com o anjo, virei espírita, fui ser médium, ajudei os outros. É, voltou a falar o anjo, você participou de tantas sessões. Nelas você fez não sei quantas desobsessões, mas quando saiu de lá contou para todo mundo tudo o que tinha feito. Aí foi trabalhar como chefe da casa e como dono da casa você era o último a chegar e o primeiro a sair. Quando rezava fazia pensando se a casa estava cheia ou vazia. Por isso que você está condenado, não vai ficar no céu”.

Então continuou o chefe do centro:

“Está vendo, meu amigo, eu sonhei isso hoje. Deve ser um aviso. Vou é começar a me endireitar, buscar a minha reforma“.

Só que não deu tempo: naquela noite ele desencarnou, dormindo.

Esta historia serve para pensarmos uma coisa importante. As coisas que vocês estão aprendendo não devem ser tratadas como receita de regime: na segunda feira eu começo. Os ensinamentos são para serem colocados em prática já.

O que vocês estão aprendendo, o que vocês estão ganhando de ensinamentos é para ser lembrado sempre e começar a praticar agora, pois às vezes pode não ter tempo.

Não adianta nada ler os ensinamentos e continuar fazendo as mesmas coisas que faz. Não adianta nada ir para uma igreja e rezar, rezar, rezar e não mudar por dentro. Não adianta ir ao culto, tomar passe e fazer desobsessão e chamar todo mundo de volta por estar fazendo a mesma coisa.

Tudo o que vocês ganham aqui, na igreja, lá, em qualquer lugar que fale o nome de Deus, é para ser incorporado em vocês. Mas, só pode se incorporar se vocês mudarem. Se vocês não mudarem, não merecerem aquilo, nada vai acontecer.

Vai parecer que ficou curado, mas só por dois dias: no terceiro dia volta tudo. Aí vocês dizem: aquele ensinamento é uma “porcaria”. Ele mostra as coisas, mas elas não acontecem.”

Mas, porque não pode acontecer? Por que você não mereceu. Nós aqui dizemos o que você pode receber, não diz o que vai receber. Agora, para receber, tem que merecer. Para merecer o que precisa fazer? É o que vocês chamam de reforma íntima, ou seja, mudar algumas atitudes.

Ninguém está pedindo a vocês para tornarem-se santos: o que estamos falando é que se hoje você quebra a lei de Deus dez vezes no dia, se só agir dessa forma oito ou sete vezes, já melhorou. Mas, tem que mudar alguma coisa. Continuar igualzinho do que estava não dá, não vai levar a lugar nenhum.

Tem que tentar mudar senão não recebe mesmo. Nós dizemos: isso está programado para a vida de vocês. Que felicidade! Aí você senta e fica esperando: sabe quando vai acontecer? Nunca, porque a primeira lei de Deus é a do trabalho. O homem tem que trabalhar para merecer receber.

Dessa forma, se você não procurar colocar em prática os ensinamentos, reformulando a sua existência, a felicidade nunca chegará até você.

Tem que começar já. Recebeu uma lição, pensa na lição, analisa a lição, aprende com os “erros” seus e o dos outros para não fazer tudo “errado” de novo. Comece a por em prática logo, porque se pensa que no dia que morrer vai virar santo, não vai.

O dia que morrer vai subir com todos os “pecados” que está hoje. Tudo que você acha que é certo vai “subir” junto. Você ainda imagina que, apenas porque morreu poderá adquirir a paciência, a humildade, o amor que não foi cultivado na vida carnal? Não vai, vai continuar a mesma coisa que estava, pois a morte nada mais é do que trocar a matéria. Ao invés de carne vira matéria espiritual só.

As verdades de cada um continuam a mesma. Continua pensando do mesmo jeito que pensava quando estava na carne. Então, não pode esperar morrer, não pode esperar a segunda feira para ver o que vai acontecer.

Não pode esperar para ver o que vai acontecer, tem mesmo que começar e começar já.