Tentações de Cristo

Realizando as provas

Já falamos sobre como a prova acontece, porque ela é feita, mas ainda não falamos na prática o que é a prova que o ser realiza numa encarnação. Vamos falar disso rapidamente.

Se a prova é sobre egoísmo, por exemplo, ou melhor, se a prova é para provar que se libertou do egoísmo, necessário é que o espírito seja instigado com egoísmo. Vou dar o exemplo: o ser encarnado para ver se realmente aprendeu a se libertar do egoísmo, alguma coisa vai induzi-lo a querer algo que não está sob sua guarda. Isso acontecerá para que ele possa, exercendo o conhecimento adquirido na vida errante, não ser egoísta.

Esse algo que instiga o espírito ao egoísmo é o ego. São os pensamentos, as razões criadas pela mente, que propõe o egoísmo. O ser ao recebe-las pode, então, abrir mão de acreditar no que é dito, deixar-se levar pela razão, e com isso mostrar que se libertou do egoísmo.

Portanto, falando de provas, elas se consiste no ego criar as ilusões e o espírito instigado pela ilusão gerada pela mente, deve provar a si mesmo que aprendeu o que estudou.

Agora que demos uma compreendida geral, podemos dizer que o diabo da história que estamos estudando é o tentador, aquele que instiga o espírito. É o ego. Por isso, a compreensão é de que nesse texto onde não importa a quantidade de dias, nem o deserto, a fome, o que realmente conta é a mensagem.

Retirando todo o misticismo, podemos afirmar que o que está sendo falado é sob as bases de construção das verdades e paixões de um ego humano. É isso que que simbolizar essa passagem.

Dizer que Cristo sofreu tentação, é falar que aquele que procura a consciência crística será tentado pelo seu diabinho, pelo ego. Isso não acontece por maldade, mas para que o ser tenha a oportunidade de usando o seu livre arbítrio, possa provar a si mesmo que aprendeu o que estudou.

Portanto, é isso que vamos estudar hoje: as bases de um ego, como induz, conduz através do íntimo mais profundo o ser humanizado para que o espírito tenha a oportunidade de provar que alcançou o aprendizado daquilo que estudou.