Tentações de Cristo

Com fé eu vou

“Jesus respondeu: Mas as escrituras sagradas também dizem: Não ponha à prova o Senhor seu Deus.” (Mateus, 4 – 7)

A segunda parte da segunda tentação: não ponha a prova o seu Deus.

Não colocar o seu Deus à prova, ou seja, não ceder à tentação, é não esperar que aquilo que pede a Ele se realize. O ego vai lhe induz de que receberá o que foi pedido, dirá inclusive que crer é ter fé, mas você não deve esperar isso. Por quê? Porque se esperar que aconteça o desejado pode se desiludir, porque o Pai não promete o pão, mas sim o alimento espiritual.

Quem vive a vida realmente com fé não espera mais nada da vida: vive o que Deus lhe dá a cada momento. Caminha sem saber onde vai chegar, por qual estradas vai passar ou quanto falta para chegar. Isso porque não está preocupado em ser feliz nessa vida, em ter a felicidade condicionada.

Portanto, na prática, quando perder o emprego e o seu ego lhe dizer para orar a Deus para que Ele lhe arranje outro, diga: ‘vou procurar outro trabalho, enquanto não encontrar vou manter-me em paz e harmonia confiante de que a falta de emprego de agora foi dada pelo Pai para o meu avanço em outra vida’. Assim, você permanecerá feliz.

Será feliz porque está se alimentando do que Deus disse e não apenas do pão. Isso chama-se fé.

A fé não pode ser gerada e não pode gerar expectativas. Ela é incondicional e diz: ‘se Deus é por mim quem pode ser contra’? Quem tem fé não vive a vida esperando que alguém o ampare, dentro dos anseios humanos: sente-se amparado mesmo quando esses não são alcançados.

  O ego vai lhe induzir a protestar, incitá-lo a brigar com alguém, dirá que é uma injustiça, mas quem não cede à segunda tentação, ou seja, vive com fé, responde: ‘ao invés disso, vou me atirar no ensinamento que diz que Deus me carrega no colo na hora dos maiores apertos da minha vida’. De que adianta dizer que acredita e confia Nele se no momento que seus anseios humanos são contrariados você O abandona, ou seja, alimenta-se do pão?

Não se expressa a dedicação ao Pai rezando para que Ele lhe dê emprego, saúde, querendo coisas, mas se atirando nos braços Dele sem querer saber o que vai acontecer. Isso é vida! Você vive quando alimenta-se do que Deus diz, quando se joga nos braços de Deus sem esperar nada em troca. Sem esperar que sua vida seja amparada, que você seja carregado no colo e assim tenha seus anseios humanos atendidos.

Essa é a segunda tentação e, esse é o segundo padrão do ego. Na primeira que vimos, a mente estará sempre lhe induzindo a buscar a felicidade condicionada; na segunda, ela vai estar sempre propondo que você peça a Deus que realize a sua vontade e não a Dele.