O nobre caminho

Realidade

Diante do estudo dos cinco agregados descobrimos que todas as pessoas, objetos e acontecimentos da vida recebem uma essência pelo ser e essa cria uma verdade. Essa verdade individual (essência) será considerada pelo ser como verdade universal até que ele a universalize colocando.

Em face desse ensinamento podemos perguntar: o que é realidade? O que é real? A realidade dos objetos, acontecimentos e pessoas são as essências que reflitam a verdade absoluta. O ser que vive no estágio de ser humano vive uma ilusão, uma fantasia gerada pela essência que coloca nas coisas, portanto, para esses seres, tudo é ilusão, não existe realidade universal.

Esse livro é uma ilusão se não tiver sido escrito por Deus. Você o ter comprado, estar lendo, compreendendo ou não os ensinamentos, tudo isso é ilusão. Toda a sua ação voltada para esse trabalho lhe foi dada por Deus como Justiça Perfeita e Amor sublime.

Viver a realidade universal que foi Deus que fez você comprar e ler o livro pode facilitar a compreensão que Ele lhe dará sobre os ensinamentos. Se a essência dessa obra for mais um livro que um autor escreveu para ganhar dinheiro ou fama, dificilmente atingirá o objetivo que é Deus fazer você compreender os ensinamentos e buscar a alterar os seus agregados para evoluir-se.

Viver a vida dentro da realidade universal é compreender todas as ações como comandadas por Deus. Por causa desse comando existe sobre o planeta uma Justiça Perfeita e Amor Sublime. Viver dentro da verdade relativa (o que o ser acha, faz) é viver em um mundo injusto e mal.

Quem vive na realidade universal pode viver feliz, mas na verdade relativa aparecerão os ferimentos e os sofrimentos. Na verdade universal se alcança a paz, na verdade relativa é preciso estar constantemente vigilante nas ações dos outros para se defender de possíveis ataques.

Os mais sábios podem questionar que jogar toda a responsabilidade para Deus é demasiadamente simplista, mas o que é um ser antes que se individualize? Simples e ignorante. Nós todos nascemos simples e devemos permanecer assim por toda eternidade. A prova que o ser vem fazer na carne é simplificar todas as coisas.

 A complexidade do ser se dá justamente pela quantidade de essências que ele se julga capaz de dar aos acontecimentos. Por isso Jesus Cristo nos ensinou que Deus mostra aos simples o que esconde dos sábios.

O próprio Cristo foi simples durante toda a encarnação. Em todos os seus atos o Mestre sempre afirmou que apenas cumpria o desejo do Pai, quando curava, era a fé que salvava as pessoas e não o próprio Cristo. Quando foi informado do falecimento de seu amigo Lázaro, Jesus não se jogou ao chão, rasgou as vestes e colocou cinzas sobre a cabeça como era costume do seu povo nessas situações, mas afirmou que Lázaro estava daquela forma para a glória de Deus.

A vida dentro das verdades relativas é uma vida onde o ser tem que julgar a cada segundo. Enquanto o ser possuir valores individualistas ele estará preso ao que acha ou faz. Jesus nos alertou diversas vezes para não olharmos o cisco no olho dos outros, mas sim o graveto que se encontra em nossos olhos. Esse graveto é as verdades relativas que cada ser tem. Foi por ter levantado os seus gravetos que Jesus não condenou ao apedrejamento a mulher adúltera.

A consciência crística forma-se a partir da compreensão da vida com os Cinco Agregados dentro da verdade absoluta das coisas. Sem a utilização dos Cinco Agregados com a verdade absoluta o ser fica preso dentro de sua complexidade formada pelas infinitas essências que pode aplicar a cada acontecimento, pessoa, ou objeto. Enquanto não se atingir a utilização dos Cinco Agregados com a verdade absoluta jamais o ser humano será capaz de oferecer a outra face ou amar o seu inimigo.

A consciência crística não é complexa nem cheia da sabedoria vão. Ela é formada por apenas um componente, o amor a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Para cumprir essas duas prerrogativas básicas da consciência crística o ser precisa viver dentro da verdade absoluta. Foi a essa conclusão que chegou Salomão, o mais sábio dos reis e profetas de Israel no livro bíblico O Sábio ou Eclesiastes:

“É ilusão, é ilusão, diz o Sábio. Tudo é ilusão. A gente gasta a vida trabalhando, se esforçando e afinal que vantagem leva em tudo isso? Pessoas nascem, pessoas morrem, mas o mundo continua o mesmo”. (Cap. 1,2-4)

“Ninguém pode endireitar o que é torto nem fazer contas quando faltam números”. (Cap. 1,15)

“Então resolvi me divertir e gozar os prazeres da vida. Mas descobri que isso também é ilusão. Cheguei à conclusão de que o riso é tolice e de que o prazer não serve de nada”. (Cap. 2,1-2)

“Ai eu pensei: o que acontece com os tolos vai acontecer comigo também. Então o que eu ganhei sendo tão sábio”? (Cap. 2,15)

“Tudo o que eu tinha e que havia conseguido com o meu trabalho não valia nada para mim. Sabia que teria de deixar tudo para o rei que ficasse no meu lugar. E ele poderia ser um sábio ou um tolo – quem é que sabe?” (Cap. 2,18-19)

“A melhor coisa que alguém pode fazer é comer e beber e se divertir com o dinheiro que ganhou. No entanto, compreendi que mesmo essas coisas vêm de Deus. Sem Deus como teríamos o que comer ou com que nos divertir”? (Cap. 2,24-25)

“O que é que a pessoa ganha com todo o seu trabalho? Eu tenho visto todo o trabalho que Deus dá às pessoas para que fiquem ocupadas. Deus marcou tempo certo para cada coisa.” (Cap. 3,9-11)

Se fossemos transcrever todas as passagens do livro Eclesiastes que mostra que Salomão chegou à mesma conclusão que o Buda, teríamos que fazer um novo livro. Todo seu discurso sobre as conclusões que tirou de sua vida carnal chegam à seguinte conclusão: é ilusão, tudo é ilusão. É como correr atrás do vento.

Viver a vida carnal dentro das verdades relativas de cada um é como correr atrás do vento, pois nunca se chega a lugar nenhum. Quanto mais o ser busca a sua satisfação pessoal, mais Deus lhe intui novos motivos para poder ser feliz. O desejo e a vontade é dada por Deus para aqueles que querem impor motivos para serem felizes.

Quando esses desejos passam a reger os Cinco Agregados nasce o sofrimento.