Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa

Perguntas diversas

Participante: desde pequeno sinto que sou diferente dos outros. Já fui a psicólogos, psiquiatras e várias religiões e li livros, tomei remédios, escutei família, amigos. Já tentei encontrar a felicidade em mim mesmo, mas sempre sinto um mal estar interior.

Havia um programa de televisão antigo que resumia isso no seu título: essa é a sua vida ...

A sua vida é assim? Então, é isso que tem para viver. O que quer fazer: melhorá-la, mudar-se? Tente, mas se não conseguir, é isso que tem para viver. Por isso, aprenda a viver com essas coisas.

Se acha isso ruim, tente se mudar. Se não consegue, é sinal de que é impossível. Nesse caso, precisa aprender a conviver com isso sem sofrer.

Participante: independente do que o ser humano seja ou faça, o que importa é o sentimento que manifesta. É o sentimento do ser humano que chega ao espírito?

Não, o que chega ao espírito é a ideia (razão) e as sensações humanas, que não são sentimentos. Emoção é um sentimento racional, racionalizado. É isso que chega ao espírito.

Não importa o que o ser humano faça, o que fizer é o que precisava chegar ao espírito. Não há nada que o ser humano possa fazer como bom para o espírito. Tudo que fizer é a perfeição, é aquilo pelo qual o espírito precisa passar.

 Participante: o pensamento é atributo do espírito ou do ego?

Já fizemos um trabalho anteriormente chamado ‘Tudo no nada’ onde falamos que é preciso se levar o tudo que é conhecido para o nada. Ou seja, levar a sua ideia humana, que é o tudo, para o nada absoluto, que é o mundo dos espíritos, onde nada é o que existe na Terra.

Quando fala em pensamento, posso dizer que ele é aquilo que você acha que é. Ou seja, é algo humano. Apesar disso, posso dizer que o espírito pensa, mas o pensar do ser não é um pensamento humano.

O pensamento humano é composto por ideias, sensações e imagens. O pensamento espiritual não tem nada a ver com isso. Mesmo assim afirmo que o espírito pensa, já que é uma inteligência. Toda inteligência pensa. Só que o pensar espiritual não tem nada a ver com o material.

‘Mas, o que é o pensar do espírito’, você pode me perguntar. Ora, se como humano não sabe o que é espírito, como saber o que é o pensar dele? Você não pode saber. O que pode conhecer é que o espírito pensa, mas o que é o pensar do ser, não tem condições de saber.

Participante: e quanto aos pensamentos que insistem em retornar?

Louvado seja Deus.

Reconheça que ele também é só um pensamento e o deixe ir embora. Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.

Participante: como o ego pode se harmonizar com o espírito no seu processo de evolução?

O ego jamais se harmonizará com o espírito, pois ele é o diabo, o tentador.

A função do ego é tentar o espírito. Ele está aqui para propor aquilo que o ser precisa dizer que não quer para si.

O ego está aqui para ser ganancioso. Para que? Para que o espírito tenha a oportunidade de dizer que não quer ser ganancioso. Para isso deve não compactuar com a ganância. O ego está aqui para dizer que sabe. Para que? Para que o espírito abra mão do saber.

Procure na Bíblia as três tentações que Cristo sofre no deserto e entenderá a base de ação do ego humano. Ele está sempre dando ao espírito aquelas três coisas que estão nas tentações de Cristo na Bíblia.

Portanto, o ego jamais se harmonizará com o espírito. Na verdade, o ser precisa se libertar do ego.