Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa

Ofensa

Participante: a ofensa não é uma manifestação do ego?

O sentir-se ofendido é uma manifestação do egoísmo do ego. Digo isso porque ninguém pode ofender ninguém. Vou contar uma história sobre isso.

Um professor no Japão ensinava lutas marciais a muitos alunos. Um dia apareceu um que resolveu que ia tomar o lugar do mestre. Para isso o chamou para um desafio. Apesar da diferença de idade, o mestre aceitou.

Os alunos do mestre ficaram muito preocupados porque o outro era jovem e o mestre velho, o outro era forte e o mestre já não era tão forte. Por causa desses motivos, tinham certeza que o desafiante ia ganhar e o mestre ficaria desonrado. Por causa da desonra teria que deixar de ensiná-los.

No dia da luta o jovem estava certo da sua vitória. Para a derrota ficar pior, ao invés de atacar o mestre logo, começou a insultá-lo. Insultou inclusive os antepassados do mestre, o que no Japão é um crime capital.

Sabe o que o mestre fazia? Nada. Não reagia a nenhum insulto. Ficava parado ouvindo tudo e não tinha nenhuma reação. Os alunos começaram a sentir vergonha do mestre: como ele que está sendo tão ofendido não reage? Temiam mais pelo mestre, pois depois de tantos insultos sem reação não poderia mais treiná-los.

O jovem aluno ofendeu o mestre o dia inteiro. Quando não aguentou mais ofender sem obter nenhuma reação, virou as costas e foi embora. Nesse momento os alunos chegaram perto do mestre e disseram que sua honra estava tão comprometida que ele tinha que se matar. O mestre, então, disse: ‘eu não fui ofendido, pois não recebi nenhuma das ofensas que ele proferiu. Como não reagi às ofensas, não as recebi’.

Dito isso, deu o grande o ensinamento: ‘se alguém vem com um presente e você não o recebe, o que quem está dando faz’? Os alunos disseram: ‘tem que leva-lo de volta’. O mestre disse: ‘pois é, ele levou de volta tudo o que gritou para mim, porque eu não recebi o que disse. Por isso não se pode dizer que eu tenha sido ofendido’.

Compreendeu? Ninguém pode ofender ninguém. Se alguém sente-se ofendido é porque o seu egoísmo queria ser elogiado.

Quando alguém lhe ofende dizendo que está errado, se aceitar a ofensa é porque queria ser chamado de certo. Se aceitar a ofensa porque alguém fala mal de você, é porque queria que falassem bem.

Precisa libertar-se da ideia de que os outros devem falar bem de você, porque aí não se sentirá ofendido. Com isso garanto que ninguém jamais lhe ofenderá.

Participante: muito bom. Hoje você disse tudo.