Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa

Responsabilidade

Participante: por favor, fale algo sobre responsabilidade.

O que é responsabilidade? É o que você tem sobre o que faz. O que faz? Reage emocionalmente ao que está acontecendo. Eis aí a sua responsabilidade: a emoção que escolhe para viver a cada momento.

Não é sua responsabilidade quando causa ferimento a alguém por causa da sua ação. Mas, é sua responsabilidade aceitar querer ferir alguém, viver a intenção de fazer.

A sua responsabilidade se consiste em como reage àquilo que a mente cria. Vivendo o querer machucar que a mente cria, compactuando com a razão, torna-se responsável por isso.

Ninguém pega uma arma e dá tiros sem algum motivo. Existe sempre uma intenção, um motivo por trás do ato. Vivenciar esse motivo é a responsabilidade do ser humanizado nessa vida. Compactuando com ele, se torna responsável pelo sofrimento do outro. Só pelo que é feito, a prática do ato, não há responsabilidade alguma.

Acabei de falar que cada um pode fugir do sofrimento. Sendo assim, se a outra pessoa sofreu com um acontecimento, a responsabilidade não é sua, mas sim dela. Foi ela que aceitou compactuar com o sofrimento que a mente criou.

Então, é essa responsabilidade que você tem neste mundo: compactuar ou não com o que a sua mente cria. Quanto ao resto, cada um é responsável pelo sofrimento que vive.