Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa

O que a ajuda a ser feliz

Participante: nessa busca de viver o aqui e agora com felicidade a meditação ajuda?

O que lhe ajuda a viver o aqui e agora com felicidade? Estar atento às formações mentais para detectar as criações que não geram felicidade. Estar atento para descobrir porque sofre. Isso lhe ajuda. Agora, se conseguirá isso pela meditação ou não depende de cada um, é caso a caso.

Se para você a meditação ajuda, faça. Nesse caso respondo que ela ajuda. Se para outros não ajuda, digo: não faça meditação porque ela não ajuda.

Se responder genericamente sim à sua questão, aqueles que não conseguem fazer meditação vão sofrer, pois vão achar que são incapazes de realizar alguma coisa. Por isso, se respondo dessa forma, ao invés de estar ajudando a todos, estaria piorando as coisas para alguns.

É o que já falei: não tenho respostas para nada. A resposta para suas perguntas é você que tem que conseguir. O que posso dizer é que precisa fazer de tudo para viver o aqui e agora com felicidade. Para isso, faça o que puder e deixe os outros fazerem o que puderem.

Participante: bem, mas existem pessoas que já se deram conta há muito tempo que são a causa do próprio sofrimento, mas, não conseguem parar de ser.

Existem pessoas que se deram conta de que são a causa do próprio sofrimento, mas mesmo assim continuam sofrendo? Acho que não. Na realidade, acho que ainda não se deram conta disso. Digo isso porque você pode sofrer sem sofrer. Sendo assim, eles podem sofrer sem viver em sofrimento.

Volto a repetir: vocês não sabem o que é sofrer. Estão achando que sofrer é chorar, xingar, mas não é nada disso. Um simples incômodo já é um sofrer, pois sofrimento é tudo aquilo que não é felicidade.

Participante: que lição o senhor acha que posso tirar dessa situação presente onde estou tentando lhe ouvir mas não consigo?

Esperar até o momento que conseguir ouvir.

Paciência é um dos atributos da felicidade. Esperar que o momento de agora faça o que você quer sem que sofra quando não faz.