Das penas e gozos futuros

Pergunta 971a

Assim, a morte não nos livra da tentação?

Não, mas a ação dos maus Espíritos é sempre menor sobre os outros Espíritos do que sobre os homens, porque lhes falta o auxílio das paixões materiais. (996)

Quem achou que bastava desencarnar para acabar a provação, viu agora que isso não vai acontecer. As tentações materiais continuam depois do desencarne. Isso acontece porque elas estão no ego e não nas coisas.

Se você desencarnar hoje, vai sair da carne e continuará se cobrando. Pior: como já vimos, essa cobrança terá a sua sensação mil vezes mais forte que hoje. Já pensou? Se hoje sofrem com a auto cobrança, imagine quando ela for mil vezes mais forte?

Portanto, pare de se cobrar. A única coisa que pode lhe ajudar a se aproximar de Deus viver. Viver a vida, a graça de Deus, cantar louvores ao Senhor, como acabamos de estudar.

Sentir-se parte do Universo: isso é viver. Compreender a Causa Primária de Todas as Coisas e cantar louvores a Ela: é só isso que precisa ser feito. Mais nada.

Agora, não se esqueça: se fizer, ótimo, se não fizer, cante louvores a Deus. Não fique se cobrando.

Participante: e os compromissos com os próximos?

O único compromisso que você tem com o próximo é de ser agente carmático dele, instrumento do carma. Esse é o único compromisso que tem com qualquer um. Esse compromisso, você não pode deixar de fazer. Sabe porquê? Porque não é você que faz: Deus, Causa Primária é que cria a situação onde o carma se estabelece.

Então, aí está a verdade: você não pode deixar de cumprir o compromisso com o outro. Se pudesse, esse universo seria uma bagunça: um lugar onde cada um faz o que quer. Mas, isso não é a Realidade do Universo. Esse universo é comandado por Deus, é guiado pelo Pai. Por isso, vai acontecer sempre tudo que o outro precisa. Quando você tiver que ser o instrumento do que ele precisa, não tem jeito, será.

Então, relaxa e goza. Não há nada a fazer. Não há compromisso, obrigação; não há nada. Olha a flautinha do Krishna: toque flauta, leve a vida na flauta.

Quando se tem a notícia que tivemos, que os espíritos superiores vivem cantando louvores a Deus, a primeira ideia é de que eles são folgados, mas não são. A única coisa que um espírito pode fazer nesse Universo é isso. Todo o resto acontecerá porque Deus diz faça-se e a coisa se faz.