Progressão dos Espíritos

Pergunta 96

São iguais os Espíritos, ou há entre eles qualquer hierarquia?

São de diferentes ordens, conforme o grau de perfeição que tenham alcançado.

Então, existe uma hierarquia espiritual, mas ela não é conseguida através de pistolão ou indicação: é formada por ascensão moral. A posição de cada um no mundo espiritual não é determinada por diplomas ou conhecimentos, mas por ascensão moral. Não se dá por ordem de classificação, mas se cria de uma forma natural. Isso precisa ficar bem claro.

Para entendermos bem a questão da hierarquia espiritual, preciso dizer, por exemplo, que Cristo não é, hierarquicamente falando, o governador do planeta nem o espírito mais elevado. Ele não é isso: nós é que o colocamos nessa posição.

É isso que precisamos entender sobre esse assunto: a hierarquia espiritual não surge da auto colocação de cada um, mas se forma da colocação que outros espíritos fazem dele. Ninguém se avoca no direito de estar nessa ou naquela posição; são os outros que por constatarem a elevação moral de um ser lhe dá determinada posição na escala.

Outro detalhe sobre o tema: a escala é natural. Não se forma forçadamente, não é algo construído por decreto de alguém, não é uma coisa imposta por outro, não surge do um julgamento de alguém que de livre e espontânea vontade classifique os espíritos. Ela acontece pela simples constatação que cada um faz da elevação moral do próximo.

Por isso não há contestação. A hierarquia espiritual, jamais foi contestada. Cristo, por exemplo, está no topo da hierarquia planetária, mas ele não se colocou nessa posição: foi colocado pelos espíritos que o salda.

Para se ter a confirmação do que estou falando, é só ler o Apocalipse. Nesse livro bíblico existe uma passagem onde Cristo é nomeado Governador Geral desse planeta. Essa nomeação, no entanto, não se dá pela palavra de Deus, mas são os próprios espíritos que irão viver na Terra que colocam Cristo naquele lugar. O Mestre também não se levanta e diz: eu posso. São os espíritos que o saúdam como.

Isso precisa ficar bem claro, para que cada um não avoque para si mesmo qualquer posição na escala hierárquica espiritual. Para que não tenhamos a pretensão de dizer que somos mestres, puros, elevados. É preciso que a comunidade espiritual reconheça a posição de cada um e não que alguém se auto encaixe na escala.

Além do mais, é importante também não criticarmos aqueles que nos colocam em posições menores do que a que imaginávamos merecer estar. Se você está em algum lugar da hierarquia espiritual é porque a comunidade espiritual o colocou ali e esse é o seu merecimento moral. Se acha que deveria estar sendo considerado melhor, faça por onde a comunidade espiritual sentir a sua elevação moral ao invés de querer forçar ser melhor colocado através da crítica.