Progressão dos Espíritos

Pergunta 128

Os seres a que chamamos anjos, arcanjos, serafins, formam uma categoria especial, de natureza diferente da dos outros Espíritos?

Não; são os Espíritos puros: os que se acham no mais alto grau da escala e reúnem todas as perfeições.

Sobre perfeição, já conversamos: nenhum espírito pode reunir todas as perfeições. Se isso acontecesse, esse ser seria perfeito como Deus. Portanto, os espíritos puros não possuem todas as perfeições, mas as suas são as mais perfeitas do Universo, depois da do Senhor.

Outra coisa: anjo, serafim, arcanjo, mentor, amparador, santo, tudo isso são nomes criados por vocês. Os espíritos não são diferenciados entre si. Eles não se diferenciam.

São aqueles que ainda estão distanciados do Pai que gostam de dar nomes, de criar classes, a espíritos. Aqueles que possuem elevação moral não separam a espiritualidade em classes. Se agissem assim, estariam sendo prepotentes. Nessa hora, independente de onde se coloquem, deixariam de ser perfeitos.

Sendo assim, qualquer apelido que queiram dar aos espíritos – anjos, santos, mentores, mestres ascensionados ou superior – é só apelido que precisam para compreender o Universo. Na realidade não existem estas separações: todos os espíritos são iguais.

Participante: não pode existir uma diferenciação no grau de elevação dos espíritos?

Existe, mas isso não os torna diferente dos outros.

Participante: nós apenas damos estas denominações para reconhecê-los.

Perfeito: vocês dão as denominações para reconhecê-los.

Sei que ainda precisam disso, mas apesar disso precisam compreender que o fato de darem nomes diferentes para seres, eles não estão separados em classes distintas. Precisam compreender que eles não são privilegiados de forma alguma, não são melhor do que vocês em nada.

Participante: apenas são mais evoluídos...

Não. Eles não são melhores do que vocês em nada. Não é eles que são mais evoluídos: vocês é que estão mais afastados de Deus.

Digo assim porque evolução não é conquista para se estar à frente de alguém, mas sim a libertação de coisas velhas. Sendo assim, ninguém conquista evolução. Se ninguém evolui, o que diferencia os seres é o fato dos outros ainda permanecerem individualistas.

Por isso digo que eles não são diferentes. Vocês podem estar diferentes deles, mas eles não se consideram diferentes de vocês.

Isso precisa ficar claro para nós entendermos que Cristo não se acha um ser estupendo, perfeito, longe dos outros. Que São Miguel acha que ele é maravilhoso. Não, tal pensamento não existe entre os espíritos elevados, porque a humildade é muito presente neles para deixar existir isso.