Progressão dos Espíritos

Pergunta 131

Há demônios, no sentido que se dá a esta palavra?

Se houvesse demônios, seriam obra de Deus. Mas, porventura Deus seria justo e bom se houvera criado seres destinados eternamente ao mal e a permanecerem eternamente desgraçados? Se há demônios, eles se encontram no mundo inferior em que habitais e em outros semelhantes. São esses homens hipócritas que fazem de um Deus justo um Deus mal e vingativo e que julgam agradá-lo por meio das abominações que praticam em seu nome.

A pergunta de Kardec questiona se existe o diabo, o demônio, aquele que eternamente vive para o mal. A resposta do Espírito da Verdade a respeito dessa questão é uma só: não existem espíritos guerreiros do mal, combatentes do mal, aqueles que irão querer eternamente levar vantagem sempre. Falo assim porque mal é ser individualista, egoísta.

Portanto, não espíritos que sejam assim. O que existe são seres que estão assim. É muito diferente a palavra: eles não são assim, estão assim.

Para entenderem melhor, tomemos como exemplo uma pessoa que seja serena grande parte da sua vida. Em determinados momentos, sobre certas circunstâncias, essa pessoa se perde. Fica nervosa, grita, briga.

Da mesma forma, o espírito que vocês chamam de mal. Ele é um ser que está passando por algum momento, alguma determinada circunstância onde enveredou pelo caminho do individualismo.

É importante se compreender isso. Para quê? Para podermos amar a esses seres. Só conseguiremos fazer isso quando compreendermos que eles não são maus, mas estão assim. Mais: saber que isso é algo que pode acontecer a qualquer espírito.

No momento em que você vacila, pode dar asas ao ego, aos seus desejos e assim ser também do mal, igual àquele que critica, acusa, ataca. Essa consciência é que deve servir para embasar o amor ao próximo, mesmo que o ego o julgue como mal. Com isso, estará ajudando a si e a ele.

Mas, a resposta do Espírito da Verdade contém outra informação: se há demônios eles não estão fora da carne. “São esses homens hipócritas que fazem de um Deus justo num Deus mal e vingativo e que julgam agradá-lo por meio das abominações que praticam em seu nome”.

São os homens que transformam um Deus Justo em um justiceiro; que transformam a vida humana em um bacanal, onde cada um faz o que quer sem se preocupar com os outros. São os homens hipócritas que sabem que Deus é a Causa Primária de todas as coisas, que é Justo e Amoroso e que acham que podem fazer o que quiserem aos outros. Esse é o cúmulo da hipocrisia. Será que Deus depois de criar tudo o que existe se sentará em um trono de ouro e ficará imóvel vendo você fazer a um filho Dele o que ele não merece?

Aí estão os verdadeiros demônios. São aqueles homens que acreditam que conseguem ser independentes de Deus. São aqueles que acreditam que podem passar a perna nos outros impunemente. Aqueles que acreditam que podem gritar com os outros sem gerar carma para si. Aqueles que acham que podem xingar os outros a vontade sem que sua própria reputação fique atingida.

Essa é a hipocrisia que o Espírito da Verdade se refere. Esses são os demônios que ele diz existir. Eles estão aqui, não fora da carne.

Não é o espírito fora da carne que os leva a agredir os outros, mas sim a hipocrisia, que vocês chamam de humanidade, que os faz viverem assim. A hipocrisia de se achar o rei do universo. De achar que vão descobrir coisas fora da Terra, como se o universo estivesse esperando o homem chegar para poder descobri-lo. Será que Deus criou tudo o que existe apenas para a diversão do ser humano?

É essa hipocrisia. É para isso que precisamos acordar, pois achamos tais afirmações humanas muito normal. Não entendemos que isso ofende a Deus e ao universo espiritual. Não que qualquer ser liberto do individualismo vá se ofender, mas esse forma de viver leva ao universo o sentimento de individualismo, que não é vivido fora do orbe terrestre.

Deus é tão grande, tão poderoso. Sua grandeza pode ser medida pelo fato de servir a todos, dando a cada um segundo suas obras. Falo assim porque Cristo deixou bem claro: o maior no céu é o menor na Terra. Mas, os seres encarnados, que já ouviram isso, lutam para ser os maiores, os melhores. Como querem chegar no céu? Impossível.

Portanto, vamos parar com essa história de demônio, de obsessor, de espírito mal e vamos compreender que a maldade existe quando o ser se humaniza, quando se deixa levar pelo sistema humano de vida criado pelo ego.