Progressão dos Espíritos

Pergunta 129

Os anjos hão percorrido todos os graus da escala?

Percorreram todos os graus, mas do modo que havemos dito: uns, aceitando sem murmurar suas missões, chegaram depressa; outros gastaram mais ou menos tempo para chegar à perfeição.

Deus não dá nada de graça a ninguém: no Universo tudo é conquistado. A partir disso pergunto: qual a diferença de Cristo para nós? Ele já conquistou a posição que está, nós ainda não.

Essa é a única diferença entre ele e nós. Ele não é diferente em nada, não recebeu nada de graça de Deus: conquistou o que tem hoje com o suor do seu trabalho.

Mas, que trabalho foi esse? O de passar por suas situações de sofrimento sem o ranger de dentes.

Pelo menos é isso que está escrito no Apocalipse:

Eu vi na mão direita daquele que estava sentado no trono um livro em forma de rolo. Estava escrito dos dois lados e selado com sete selos. Vi também um anjo forte, que perguntava bem alto: quem é digno de quebrar os selos e abrir o livro?

Mas, não havia ninguém, nem no céu, nem na terra, nem debaixo da terra que pudesse abrir o livro e olhar dentro dele. Eu chorava muito porque não havia ninguém que fosse digno de abrir o livro ou de olhar dentro dele. Então um dos líderes me disse: não chore... Olhe! O Leão da tribo de Judá, o descendente do rei Davi, conseguiu a vitória e pode quebrar os sete selos e abrir o livro.

Apocalipse – Capítulo 5 – Versículos1 a 5.

Observe o texto. Cristo é quem é, o Governador Geral do planeta, aquele que organiza o ciclo carmático da Terra, porque venceu. Ou seja, ganhou essa posição porque soube viver situações de sofrimento sem ranger de dentes.

Portanto, não espere cair do céu nada. Nada lhe será dado gratuitamente. Tudo terá que ser conquistado através do merecimento. Esse só existe quando vocês passam as suas provações sem ranger de dentes. É isso que está escrito nessa resposta.

Se este é um ensinamento para a elevação espiritual é preciso que comecem a colocá-lo em prática. Ou seja, ao invés de chorar a morte da mãe, de lamentar o roubo de seus bens ou vitimar-se por qualquer contrariedade, devem louvar a Deus pelo que está acontecendo. Se ficarem chorando, lamentando-se ou vitimando-se pelos acontecimentos do mundo, nada será conquistado.