As virtudes e o vício

Pergunta 899

Qual o mais culpado de dois homens ricos que empregam exclusivamente em gozos pessoais suas riquezas, tendo um nascido na opulência e desconhecido sempre a necessidade, devendo o outro ao seu trabalho os bens que possui?

Aquele que conheceu os sofrimentos, porque sabe o que é sofrer. A dor, a que nenhum alívio procura dar, ele a conhece; porém como frequentemente sucede, já dela se não lembra.

Na verdade os dois não colocaram o seu patrimônio à disposição de todos, o que, como afirmou o Espírito da Verdade anteriormente, deveria ser a intencionalidade daquele que busca a elevação espiritual.

Agora, com relação à questão de mais ou menos, prefiro não me envolver. Afirmar-se que um é mais ou menos culpado do que o outro é uma questão de julgamento e, para poder me dizer seguidor de Cristo, prefiro não julgar ninguém.

Aquele que vive na Unidade Universal conhece a Realidade (tudo é uno) e, por isso, não aceita classificações de mais ou menos. Só o espírito humanizado, ou seja, ligado a um ego terrestre que é dual, tem as escalas de mérito e demérito, de mais ou menos.

Estas escalas não existem nos mundos espiritualizados. Lá os seres universalizados sabem que qualquer vivência fundamentada num interesse pessoal é individualismo, não importando o tipo ou qualquer outro aspecto desta vivência.