Progressão dos Espíritos

Pergunta 124

Pois que há Espíritos que desde o princípio seguem o caminho do bem absoluto e outros o do mal absoluto, deve haver, sem dúvida, gradações entre esses dois extremos, não?

Sim, certamente, e os que se acham nos graus intermediários constituem a maioria.

Já falamos sobre as gradações anteriormente. Na verdade não existem gradações entre os seres. Como todos são individualidades, cada um tem o seu próprio nível. Não existem dois espíritos que estejam no mesmo nível.

Agora, vamos entender a questão do espírito estar entregue ao mal ou do bem absoluto. O mal já falamos: é o individualismo. Pela resposta do Espírito da Verdade se adquire a consciência de que existem seres completamente entregues ao individualismo. São seres que querem só para si, estão sempre prontos para ganhar sozinho, não querem dividir nada.

Da mesma forma, observando a resposta tomamos a consciência de que existem seres completamente universalistas. Isso, no entanto, é uma falácia.

Não existem seres totalmente universalistas. Apenas Deus é totalmente. Se o universalismo é o que deve ser atingido, se dissermos que existem espíritos totalmente universalistas, teremos que compreender que existem seres Perfeitos.

Portanto, não existem seres completamente universalistas: apenas Deus o é. No entanto, existem espíritos sujo individualismo é tão pequeno que podemos nem reparar. No entanto, ele está presente.