Progressão dos Espíritos

Pergunta 116

Haverá Espíritos que se conservem eternamente nas ordens inferiores?

Não; todos se tornarão perfeitos. Mudam de ordem, mas demoradamente, porquanto, como já de outra vez dissemos, um pai justo e misericordioso não pode banir seus filhos para sempre. Pretenderias que Deus, tão grande, tão bom, tão justo, fosse pior do que vós mesmos?

Nesse trecho existem duas informações. A primeira afirma que todos os espíritos um dia vão evoluir.

Todos os espíritos um dia vão ter que evoluir. Por isso sempre digo às pessoas que falam que é difícil: um dia você vai ter que fazer. Não importa quando, não importa em que vida, em que encarnação, um dia vai ter que fazer.

A partir dessa informação, pergunto: não seria, vamos dizer assim, idiotice, deixar para outra vida o que pode ser feito nessa? Não é muito mais trabalhoso deixar para outra encarnação? Ter que começar desde criancinha novamente e fazer tudo outra vez? Não seria melhor encarar a questão da elevação espiritual de frente logo e resolver essa questão de uma vez por todas?

Aproveitando essa encarnação e resolvendo logo a questão da elevação espiritual, vocês vão para um novo estágio e irão viver uma nova vida. Se, ao invés disso, continuarem na busca da satisfação dos desejos, das vontades individuais, empurrando a reforma íntima com a barriga, o máximo que conseguirão será ter renascer, começar tudo de novo.

Além do mais, estarão perdendo tempo, porque não importa quantas vezes reencarnem, um dia terão que fazê-la. Por isso, na verdade, não estão ganhando nada postergando o trabalho da elevação espiritual, já que um dia, em uma vida qualquer, terão que fazer. Ou seja, por mais que não queiram desapegar-se de suas paixões nessa vida, um dia terão que desapegarem-se. Então, é melhor fazer logo e acabar com este martírio, não?

Essa é a primeira conclusão que esse texto nos leva. Mas, há uma segunda sobre a qual devemos refletir: Deus não bane ninguém.

Esta informação deve nos levar a compreender que um espírito, por mais que seja, usando os conceitos humanos, mal – na minha forma de falar, individualista – Deus jamais vai abandoná-lo.

A consciência dessa Verdade é importante, pois a partir dela vamos entender que Ele não abandonou os terroristas, os ladrões ou os assassinos. Esses estão com Deus: vocês é que dizem que não, que eles são do diabo.

Eles não estão com o diabo, mas sim de Deus, porque o Pai não abandona nenhum de seus filhos. Aliás, se abandonasse um dos seus filhos, que coisa louca que seria esse Universo, não?

Então, são duas as informação que estão nessa pergunta. A primeira: devemos saber que um dia todos vão ter que fazer a reforma íntima. A segunda: devemos ter a consciência de que por pior que seja considerado um ser humano, ele está sob o amor de Deus.

Participante: na resposta é dito assim: todos se tornarão perfeitos. O que é essa perfeição para o espírito?

A perfeição, para o espírito, é uma perfeição gradual.

Hoje está num estágio de provas e expiações e, por isso, para você a perfeição é vencer as provas e cumprir as expiações. Quando atingir essa perfeição, um novo horizonte se abrirá. Nesse momento, começará a buscar uma nova perfeição. Quando atingi-la um novo horizonte se abrirá e aí terá novas buscas.

Agora, saiba de uma coisa: a Perfeição Perfeita do universo é Deus e nenhum espírito vai atingir isso. Digamos que Deus é a Perfeição das perfeições.