Opinião

Perfeição

Aliás, o que é perfeição, alguém sabe dizer?

Participante: é o que de fato existe. É o que está acontecendo.

Não. O que é perfeição? O que é atingir a perfeição?

Participante: é até onde conseguir fazer?

É atingir o seu limite. Lembram da história do Buda? A corda não pode ser fraca demais, mas não pode ser esticada demais, senão ela rompe.

Conhecem essa história? O Buda estava sentado em meditação, tentando descobrir as causas do sofrimento e viu um pai ajudando a um filho a afinar um instrumento de corda. O pai disse ao filho: “você precisa achar o ponto certo. Não pode deixar a corda fraca demais, porque aí ela vai ter um som ruim, mas também não pode apertar demais, porque se tocar assim ela arrebentará”.

Por isso digo, façam dentro da medida do possível, porque esse é o momento, o tempo de vocês. Ficou claro isso?

Participante: levando para a indústria, do ponto de vista material, isso é o que chamam de estado de arte. É um produto qualquer, como um carro, que emprega a melhor tecnologia de cada parte para chegar na perfeição máxima daquela idealização, que seria o estado de arte.

A melhor possível e não a melhor peça disponível. A possível.

Não adianta nada construir um carro sonhando em ter um motor superpotente se o que você disponível é o de um calhambeque. Se você só tem um calhambeque, aprenda a andar na velocidade de um calhambeque.

Isso é a perfeição. Você atingir o que pode ser atingido. Muitos imaginam que existe um grau de perfeição que é universal que é inerente a todos, mas isso é irreal. Atingir a perfeição é fazer tudo aquilo que lhe é possível fazer, independente de se outro atinge mais ou menos.

Aquele que busca a perfeição tenta fazer o melhor possível, mas com a consciência de que não poderá realizar tudo o que quer.