Atividade mediúnica

Os estudos e as provas

Mas o dom de anunciar a mensagem de Deus é uma prova para os cristãos e não para os descrentes. (Capítulo 14 – versículo 23)

O dom de falar em línguas estranhas, ou seja, de ensinar técnicas espirituais, é uma prova para os cristãos, pois quem é verdadeiramente não se preocupa com técnica espiritual.

Cristo não ensinou nada sobre técnica espiritual. Ensinou a amar. Portanto, quem segue o amor, quem segue Cristo, não tem que se preocupar com profundos conhecimentos sobre o mundo espiritual.

Imaginem a igreja reunida e todos falando em línguas estranhas. Se chegarem algumas pessoas simples ou descrentes, será que não vão dizer que vocês estão loucos? (Capítulo 14 – versículo 23)

Vamos pensar sobre o que Paulo disse. Mas, antes, deixe-me dizer uma coisa: não estou falando mal de ninguém. Quem me conhece já sabe que não falo mal, mas apenas constato situações.

Vamos imaginar um centro espírita. O palestrante está lá na frente falando profundamente sobre O Livro dos Espíritos, sobre as coisas do espírito. Aí entra uma pessoa que nunca tenha estudado esse livro e que não sabe nada sobre o assunto. Essa pessoa não se sintonizará com o templo.

Os templos foram feitos para ensinar o amor e não a técnica espiritual. Não há técnica pela própria técnica, não há ciência pela própria ciência: tudo deve ser usado para se ajudar a amar. Aliás, como ensina o Espírito da Verdade, 'a ciência lhes é dado para o avanço em todos campos', inclusive na moral.

Não adianta falar coisas difíceis se quem está ouvindo não tem condições de saber aquilo. O templo deve servir para ensinar o amor e não para que os médiuns, os palestrantes coloquem a sua suprema cultura em ação.

Mas, se todos anunciarem a mensagem de Deus, e entrar ali algum descrente ou alguém que seja simples, ele vai ouvir o que vocês estão dizendo e se convencer do seu próprio pecado. (Capítulo 14 – versículo 24)

Se você falar do amor, se ensiná-lo a quem entra, não importa se essa pessoa tem cultura espiritual: ao ver o amor que ali existe o simples vai senti-lo nas palavras e leva-lo ao coração. Neste caso, o descrente, ao entrar e ver isso, passa ser crente. Agora, se o descrente chega em um lugar onde ensinam mais coisas para ele descrer, não irá crer em mais nada.

Saibam de uma coisa: sem a fé espírita – confiança e entrega aos ensinamentos de Kardec – quem lê O Livro dos Espíritos diz que aquilo tudo é fantasia. Portanto, se alguém está só ensinando técnica e entra um descrente, alguém que não tem a fé espírita, vai dizer: 'aqui só tem maluco, pois acreditam que existe espírito, encarnação, reencarnação. Vou embora.'

Agora, se as pessoas ali dentro estiverem apenas amando, o descrente vê o amor em ação e se sente bem. Com isso começa a questionar os seus valores, ou melhor, os seus pecados, como foi falado no texto de Paulo.

E ele será julgado pelo que ouvir, os seus pensamentos secretos serão revelados, e ele vai se ajoelhar e adorar a Deus, dizendo: na verdade, Deus está com vocês. (Capítulo 14 – versículo 24 a 25)

'Os seus pensamentos secretos serão revelados'... Precisamos entender isso.

Se uma pessoa é direcionada a um lugar transbordante de amor, Deus direcionará a reunião para que se fale sobre um assunto que ela precisa ouvir, sobre algo que a tem preocupado. Aí, dentro dela surgirá a sensação de ter achado o que estava precisando.

Agora, se numa reunião se está falando da vida do espírito, de coisas cientificas universais, da energia ou do fluido, a pessoa chega e não entende nada. Aí vira as costas e vai embora. Ela pensa: 'o que vou fazer lá de novo? Deixa aquilo para quem é sábio'.