Atividade mediúnica

O conhecimento espritual não adianta de nada

...a não ser que haja alguém que possa explicar o que está sendo dito, para que toda igreja possa ser ajudada espiritualmente. Por isso, irmãos, quando eu os visitar, que proveito terão se lhes falar em línguas estranhas? Claro que nenhum, a não ser que leve a vocês alguma revelação de Deus, ou algum conhecimento, ou ainda alguma mensagem inspirada, ou ensinamento.

Por exemplo, além da voz humana, há instrumentos musicais, como a flauta e a harpa. Como poderá alguém saber o que está sendo tocado, se as notas musicais não forem bem claras? Se o homem que toca a corneta não der um som bem claro, quem se preparará para a batalha? Assim, também, como é que os outros vão entender o que vocês estão dizendo se a mensagem por meio de línguas estranhas não é clara? As suas palavras vão sumir no ar! No mundo há muitas línguas diferentes, mas cada uma tem o seu sentido. (Capítulo 14 – versículo 05 a 10)

Existem milhares de ensinamentos sobre o mundo espiritual, mas o ser humano não consegue compreendê-los. Não consegue saber a verdade, o que quer dizer na realidade o que está sendo ensinado ou como é realmente o mundo espiritual. Isso porque a Realidade foge à imaginação humana, ao conhecimento humano. Sendo assim, de que adianta ficar ensinando as pessoas?

Isso é que precisamos compreender: é preciso amar a nós mesmos e a todos. É isso que pode resolver a questão da elevação espiritual.

Porém, se eu não entendo a língua que alguém está falando, então quem fala é estrangeiro para mim, e eu sou estrangeiro para ele. (Capítulo 14 – versículo 11)

Não há irmandade quando alguém é sábio e o outro não sabe nada. A irmandade só se forma com amor; sem amor não se forma irmandade.

Então, já que vocês querem tanto ter os dons do Espírito, procurem acima de tudo ter os dons que fazem a igreja crescer espiritualmente. (Capítulo 14 – versículo 12)

Qual o dom que faz uma igreja crescer espiritualmente? O de ensinar o amor.

Sendo assim, já que você quer ser ajudante de Deus, quer fazer alguma coisa pelo próximo através do trabalho mediúnico, ensine-o a amar. Só isso.

Você só pode ajudar o outro a amar. Não adianta se encher de conhecimentos e passá-los, pois as pessoas, assim como você, só terá a ilusão de saber.

Mas, como se ensina o próximo a amar a tudo e a todos? Mostrando que Deus é o Senhor Supremo, que tudo é Ele, é Emanação Dele e que tudo que é Emanação Dele é amor em ação. Todo o resto de nada adianta.

Portanto, quem fala em línguas estranhas deve orar para ter o dom de explicar o que elas querem dizer. Porque, se eu orar em língua estranha, o meu espírito de fato ora, mas a minha inteligência não toma parte nisso. (Capítulo 14 – versículo 13 a 14)

Se você fala diferente, se tem mais cultura, mais informação do que os outros, reze para também ter o amor.

Peça ajuda a Deus para ter o amor, pois se não o tiver, de nada adianta nada toda a sua cultura. Vai ficar falando e ninguém vai entendê-lo, pois as pessoas não entendem o que você está dizendo.

Que farei então? Vou orar com o meu espírito, mas também orarei com a minha inteligência; vou cantar com o meu espírito, mas também cantarei com a minha inteligência. (Capítulo 14 – versículo 15)

É a questão do pensamento que estamos falando há muito tempo: você precisa tomar conta do seu pensamento, já que não conhece seus sentimentos.

Se você dá graças a Deus somente em espírito, como pode uma pessoa simples, que toma parte na reunião, dizer amém à sua oração de agradecimento? (Capítulo 14 – versículo 16)

Se você não consegue externar em palavras o amor, ninguém vai entender o que está dizendo. Portanto, é preciso que ame a Deus, mas é preciso também que o seu raciocínio, o seu pensamento, esteja sintonizado no amor. E preciso que ele transmita o amor aos outros, para que as pessoas possam compreender o que diz

Sendo assim, é preciso que ame sentimentalmente, mas também é preciso que ame mentalmente os outros. Ou seja, que não tenha pensamentos que digam: 'amo todo mundo mas aquele ali não presta... Está vendo só? Olha a roupa que ele está vestindo'...

 É isso que Paulo está ensinando.