Atividade mediúnica

O que deve ser ensinado

É o amor, portanto, o que vocês devem querer. Procurem também ter dons espirituais, especialmente o de anunciar a mensagem de Deus. (Capítulo 14 – versículo 01)

Paulo já falou que poderia ter todos os dons que o Espírito Santo dá, mas se não tivesse amor, seria como se fosse o soar de um gongo. Agora diz que além do amor é preciso que lute para ter os dons para anunciar as mensagens de Deus.

O que será que quer dizer com isso? Que não adianta só amar as pessoas. Além disso é preciso ajudá-las a alcançar a elevação espiritual.

Mas, como se ajuda alguém a alcançar a elevação espiritual? Passando a mensagem de Deus. Qual é essa mensagem? A única coisa importante nessa vida é amar a tudo e a todos. É isso que Paulo está nos dizendo.

O apóstolo afirma que não adianta só amar os outros, é preciso ajudá-los a encontrar o amor também. É por isso que lá atrás Paulo nos falou que devemos ser escravos dos outros, ou seja, que devemos viver para servir ao próximo. Só vivendo assim os ajudamos a encontrar o amor.

O dom espiritual de anunciar a mensagem de Deus citado aqui não é escrever mensagens, de dar passes ou fazer qualquer outra atividade mediúnica: é ajudar o próximo a encontrar o amor.

Quem fala em línguas estranhas fala a Deus e não as pessoas, pois ninguém o entende. Diz verdades secretas pelo poder do Espírito Santo. Porém quem anuncia a mensagem de Deus fala as pessoas, ajudando-as, dando-lhes coragem e conforto. (Capítulo 14 – versículo 02 a 03)

Quem fala só sobre a ciência do espírito não diz nada. Por quê? Porque para as pessoas comuns tais assuntos são incompreensíveis. Além disso, esses assuntos não pode ajudar ninguém a alcançar a elevação espiritual. Só o que pode ajudar alguém nesse sentido é a pratica do amor.

Paulo está nos dizendo que não adianta em um trabalho mediúnico ficar discutindo teorias sobre o mundo espiritual. O que precisa ser feito é auxiliar o próximo a amar. Ensinar a amar as coisas, a amar tudo que existe.

No estudo do Bhagavad Gita disse assim: não há problema em gostar de uma planta, de um pôr do sol ou achar belas as coisas materiais; o problema é achar a beleza nas coisas e não na ação de Deus que fez as coisas.

Participante: então, posso achar bonito o passarinho e a planta desde que entenda que aquilo não nasceu sozinho, mas que é ação de Deus?

Desde que entenda que não é o passarinho que é belo. A ação de Deus que cria o pássaro é que é a beleza.

Porque isso é importante? Achando um determinado passarinho bonito certamente haverá outro que achará feio. Na hora que compreender que a beleza é a ação de Deus m criar o elemento material, todas as coisas, mesmo as que considere bonitas ou feias, serão belas.

É isso que Paulo está ensinando: o importante é o dom de levar a mensagem de Deus, ou seja, de ensinar as pessoas a amar a tudo.

Quem fala em línguas estranhas ajuda somente a si mesmo, mas quem anuncia a mensagem de Deus ajuda a igreja toda. (Capítulo 14 – versículo 04)

O palestrante que dá aula, que revela as coisas do mundo espiritual, na verdade está apenas cumprindo a sua missão, mas não quer dizer que está ajudando aos outros. Está ajudando só a ele e a mais ninguém.

Agora, aquele que ama e ensina o próximo a amar, está sempre ajudando a todos.

Eu gostaria que vocês todos falassem em línguas estranhas, mas gostaria ainda mais que tivessem o dom de anunciar a mensagem de Deus. (Capítulo 14 – versículo 05)

Gostaria que todos soubessem os segredos do Universo, mas mais importante que conhecerem esses segredos, é aprenderem a amar a tudo e a todos.

Não adianta descobrir todo segredo do Universo (como é feita uma energia, onde ela vai, como se multiplica): o que importa realmente é saber a amar.

Porque quem anuncia a mensagem de Deus tem mais valor do que quem fala em línguas estranhas, (Capítulo 14 – versículo 05)

Porque ensinar a amar tem muito mais valor do que qualquer trabalho mediúnico.