Comunhão com Deus-Textos-2-Convivendo com Deus

O papel de Deus no universo

Estamos conversando sobre a aproximação de Deus porque o Espírito da Verdade afirmou que isto representa para o espírito que ele alcançou a perfeição no seu processo de elevação (O Livro dos Espíritos – pergunta 115) e também porque nos consideramos espiritualistas, ou seja, acreditamos haver algo além da matéria e vivemos para este algo. Sendo assim, esta busca para nós é considerada importante.

Para podermos realizar o trabalho que nos leve a alcançar esta aproximação, entendemos que os ensinamentos dos mestres enviados por Deus são como caminho que precisam ser percorridos por todos aqueles que pensam como nós. Por isso fomos estudar os ensinamentos de O Livro dos Espíritos, já que nesta reunião todos acreditam neles.

Na primeira parte falamos da razão humana, pois o Espírito da Verdade nos disse que ela não é um guia infalível para aquele que quer aproveitar a encarnação. Falamos dos elementos que, segundo o grupo de espíritos que ditou os ensinamentos de O Livro dos Espíritos, não deixa a razão com que os seres universais convivem quando se humanizam tornar-se num guia infalível – a má educação, a soberba e o orgulho. Agora vamos conversar sobre outro ensinamento e retirar dele as consciências necessárias para que façamos a reforma íntima e assim possamos entrar em comunhão com Deus.

“1. O que é Deus? Deus é a Inteligência Suprema; Causa Primária de todas as coisas”. (O Livro dos Espíritos).

Este é o texto da primeira pergunta de O Livro dos Espíritos. Como se trata de um ensinamento passado por um mestre, a prática do seu conteúdo torna-se um caminho para a evolução espiritual. Mas, antes de entrar nele, precisamos compreender perfeitamente a pergunta. Se não fizermos isso, podemos chegar a conclusões consciências erradas sobre este assunto.

Reparem que Kardec não pergunta ao Espírito da verdade quem é Deus, mas sim o que é Deus. Por isso a resposta não gera uma descrição do Senhor, mas explica o papel que Ele representa para os seres que habitam o Universo. O Codificador ao fazer a pergunta com este texto não quis saber como é Deus, mas sim o que Ele representa Universo. A resposta, portanto, não se trata de uma descrição do Senhor, mas da compreensão da Sua função no Universo.

Esse entendimento sobre a pergunta altera completamente o sentido da resposta para aquele que quer aproximar-se de Deus. Isso porque para o ser humanizado a aproximação que caracteriza a elevação espiritual é entendida pelos seres humanizados como física. Por causa disso, eles entendem a questão da reforma íntima como a procura do ser Deus, como uma caminhada para encontrar-se pessoalmente com o Pai. Mas isso, nem espíritos muito mais avançados do que nós conseguiu até hoje.

O que pode fazer o ser aproximar-se de Deus é a compreensão sobre o que Ele representa para o Universo. Conhecendo a função de Deus e aceitando os Seus desígnios, o ser humanizado pode aproximar-se do Pai mesmo que esteja a milhares de anos luz distante dele fisicamente.

Por isso será sobre esta ótica que iremos ver as duas informações que o Espírito da Verdade traz na primeira resposta de O Livro dos Espíritos.